Você sabe de onde vem a moda das camisas listradas na França?

A- A+

O retrato do estereótipo francês envolve o que além da baguette, do bigode e do vinho? Uma camisa listrada. Mas vocês sabem o porque dessa camisa listrada?

Quando as camisas listradas viram roupas oficiais

Essas camisas listradas levam o nome em francês de marinière e, antes mesmo de virar moda, já eram muito usadas na França, porém em sua grande maioria por marinheiros e viajantes.

Tudo muda quando essas famosas camisas listradas de azul índigo e branco viram roupas oficiais quando, em 27 de março de 1858, um decreto estabelece que essa seria a roupa oficial da marinha nacional.

Artigo de moda

Mas quando que isso vira um artigo de moda? A grande responsável por levar essas camisas da marinha para as lojas é a Coco Chanel, que durante a primeira guerra mundial, inspirada pelos marinheiros, lança o “style marin”, na sua segunda loja em Deauville. Deauville também é conhecida por ser o 21° arrondissement de Paris. Ela é a cidade burguesa do litoral, onde muito parisienses ricos vão passar as férias de verão. Por isso fazia sentido ter uma coleção mais voltada a esse universo marinheiro. As camisas listradas viram sinônimo de luxo e se espalham por todo o território francês. Mais tarde Karl Lagerfeld, também acrescentará em sua coleção as marinières.

Nos anos 60, outro estilista vai trazer o famoso estilo das camisas listradas para a passarela, dessa vez na alta costura, estamos falando de Yves Saint Laurent.

Contudo, Jean-Paul Gaultier, ainda é o estilista mais fiel e talvez o mais conhecido hoje em dia pelas suas marinières. Ele realmente incorporou o estilo das camisas à la marinheiro em suas coleções, sendo até o frasco do perfume mais famoso da marca dele, um torso com uma camisa listrada.

Depois, outras marcas se valem das marinières em suas coleções: Prada, Dolce & Gabbana e Michael Kors.

 

E você? É fã do estilo camisa listrada?

Comentários