Vai viajar para Paris? Descubra os segredos da cidade luz

A- A+

Há, sem dúvida, a Paris dos cartões postais, passagem obrigatória tanto dos parisienses como dos turistas. Mas a capital esconde também seus segredos: de luxo ou não, esses endereços confidenciais em Paris são de verdadeiros especialistas.

 

Dormir longe da agitação

Desde a abertura, o Hotel Particulier fez sucesso. Pense: a alguns metros da multidão da Place du Tertre, uma casa se esconde entre as árvores de uma alameda privada de Montmartre. Construída no século 19 no estilo Directoire, de Louis 16, cada um de seus quartos foi decorado por um artista diferente. Calma, com uma paisagem diferente garantida e com direito ao canto dos pássaros no café da manhã. A reserva é imprescindível nesse pequeno paraíso campestre.
23 avenue Junot, pavillon D, 75006 Paris.

Os moradores da rive gauche – ou seja, a parte de Paris que se estende ao Sul do Sena – adoram o Hotel de l’Abbaye. Praticamente invisível da rua, esse endereço, ao qual acessamos através de uma linda grade em ferro, é um dos preferidos pelos escritores de Saint Germain des-Prés. Um charme deliciosamente vintage e um conforto impecável fazem com que o sucesso desse estabelecimento seja familiar até hoje.
10 rue Cassette 75006 Paris

 

Comer sem ser visto

É o endereço indispensável das estrelas do show bizz e das personalidades da moda. Situado na Place de la Madeleine, epicentro gastronômico de Paris, o restaurante Caviar Kaspia se encontra no primeiro andar da loja de mesmo nome. Uma história excepcional (a casa foi aberta em 1927), uma clientela estrelada (não fique surpreso se encontrar grandes top models) e a célebre batata com caviar são as três principais características desse refúgio desconhecido pelo grande público.
17 Place de La Madeleine 75008 Paris

Em uma categoria mais acessível, podemos propor o Bistrot des Dames, restaurante junto ao Hotel Eldorado. Se os quartos temáticos com preços razoáveis têm bastante sucesso, o restaurante exibe sempre o mesmo sucesso. Por quê? Porque a possibilidade de degustar uma entrecôte, um gratin dauphinois ou uma Ceasar Salade em um jardim privado é um de seus pequenos luxos, para os quais os parisienses estão prontos a se oferecer.
18 rue des Dames 75017 Paris

 

Uma casa extraordinária

Mergulhar em um ambiente prussiano no Museu Nissim de Camodo. Este extraordinário hotel particular, sem dúvida um dos mais belos de Paris, permanece o mesmo desde os anos 30. Legado por um banqueiro riquíssimo à Cidade de Paris, é uma oportunidade única de descobrir a vida da grande burguesia do último século, entre telas de mestres, mobiliários únicos, objetos de arte e uma cozinha digna de um filme. Um lugar habitado pela história de uma família, uma história extraordinária que pode ser descoberta no livro escrito pelo jornalista e crítico literário Pierre Assouline.
63 rue de Monceau, 75008 Paris

 

Casa de artistas

É impossível imaginar que atrás dos imóveis da Rua Chaptal se esconde o Museu da Vida Romântica. Esta elegante casa, habitada anteriormente pelo pintor Ary Scheffer, é um testemunho emocionante da febre artística que se apoderou, na primeira metade do século 19, neste bairro conhecido pelo nome de “Nova Atenas”. Intimista e desconhecida, esta residência está localizada a alguns metros do Museu Gustave Moreau, onde este grande mestre da pintura simbolista viveu e trabalhou.

Um conselho: Visite os dois museus em um só dia.

  • Museu da Vida Romântica: 16, rue Chaptal, Paris 75009.
  • Museu Gustave Moreau: 19 rue de La Ronchefoucault Paris 75009.

 

Encher os olhos

Os amantes de fotografia não podem perder a Fundação Henri Cartier Bresson. Criada pela iniciativa deste fotógrafo renomado, considerado como uma lenda da imagem (ele foi um dos fundadores da agência Magnum), ela acolhe exposições que são unanimemente saudadas pela qualidade. Lewis Hine e Saul Leiter são alguns dos artistas que esta instituição recente (nascida em 2003) permitiu redescobrir. Para os apreciadores é uma passagem obrigatória.
2, Impasse Lebouis, 75014 Paris.

Pierre Groppo, redator da Vogue Paris

 

Quer tentar a experiência? O Melhor de Paris te ajuda a preparar sua viagem para a França com outras dicasConfira!