Toulouse: do passado ao futuro em um só lugar

A- A+

Continuamos nossa viagem virtual pelas regiões da França, já passamos por: Paris, Lyon, Saint Etienne, Bordeaux, Nice, Nantes e agora vamos falar de Toulouse.

Toulouse está localizada a mais ou menos uma hora de carro do mar mediterrâneo e também dos Pirineus, o que dá a oportunidade para os turistas curtirem a região da Occitanie, tanto no inverno quanto no verão, esquiando ou indo para a praia. Fora isso, Toulouse é o grande tecnopolo da França e ao mesmo tempo dona de uma arquitetura histórica sem igual! Assim sendo, nós separamos algumas dicas e curiosidades sobre a cidade.

 

Cidade Rosa

A cidade de Toulouse é conhecida como cidade rosa por conta da cor dos prédios que são, em sua grande maioria, construídos com tijolos rosas. Essa estética das construções não foi proposital, ela se deu principalmente porque Toulouse não tinha muitas pedras que pudessem ser usadas para construção. Como uma saída para esse problema a cidade passa a construir seus próprios tijolos, com argila, mesmo sendo considerado de mau gosto essa prática.

Os romanos que ocupavam a cidade desde 1 a.c. já utilizavam dessa matéria prima para construções, devido a seu custo benefício. A tradição continua com o passar dos anos e hoje Toulouse experiência o espetáculo da mudança de cor, quando o sol bate em seus tijolos, vermelha de manhã, rosa de tarde e violeta de noite.

Aéroscopia

Aéroscopia Toulouse França

Toulouse é a capital da aeronáutica da Europa, isso porque além de abrigar a melhor escola de aeronáutica do país, a Ecole Nationale de l’Aviation Civile, a cidade também abriga a fábrica da Airbus que pode ser visitada pelos turistas. Com a visita à fábrica é possível ver de perto o processo de fabricação de uma avião. Além disso, é possível ver vários modelos de avião e entrar dentro deles.

Lembrando que a Aéroscopia não fica em Toulouse, mas sim em uma cidade bem perto de Toulouse chamada Blagnac, você pode facilmente conferir as possíveis rotas através do mapa.

Cité de l’espace

toulouse frança cidade espacial

via From space with love

Que tal se sentir no espaço? Assim é uma visita a Cité de l’espace. Na “cidade espacial” você pode admirar naves  espaciais e até entrar dentro de uma delas! Você também pode fazer uma viagem ao cosmo através de um simulador de decolagem ou descobrir meteoros espaciais, ou seja, você tem tudo para ser astronauta por um dia!

Ensemble couventuel des Jacobins

Toulouse foi um centro de peregrinação importante, logo após Santiago de Compostela. Nessa época várias ordens religiosas se instalaram na região, a mais conhecida era a ordem dos dominicanos. O convento dos jacobinos foi fundado pela ordre des frères prêcheurs (Dominicainos), em 1215, em Toulouse.

Outro ponto importante está na arquitetura da igreja, que é considerada com um grande exemplo da arte gótica toulousain. Outro ponto que torna a igreja importante é que ela abriga o túmulo de São Tomás de Aquino desde 1369.

Praça do Capitole

Toulouse praça Capitole França

A praça do Capitole é o cartão postal de Toulouse e é onde está localizada a prefeitura da cidade. O nome capitole vem de capitouls, que significa “vereadores”, pois na idade média era nesse local que eles se reuniam. Algumas salas podem ser visitadas gratuitamente e valem a pena a visita.

Você já foi para Toulouse? Gostou de nossas dicas? Deixe aqui no seus comentários.

Não se esqueça! Os apaixonados pela França que leem o blog já conhecem o Curso de Francês Online do grupo IFESP. Comece a falar francês, o francês destaca!

Comentários