Tipos de queijos: seja um verdadeiro fromager

A- A+

Você é apaixonado por queijo? Então você vai gostar de aprender algumas palavras que vão te ajudar a soar como um verdadeiro especialista em queijos! C’est parti!

 

L’affinage

Período de maturação do queijo, sendo a etapa mais importante para o gosto do queijo.

 

Fromage à pâte pressée

O termo “massa prensada” refere-se a queijos que têm mais coagulação e desidratação do que outros queijos: a coalhada é prensada no momento da moldagem para eliminar a quantidade máxima de soro. Ele pode ser cozido (cuit) ou não cozido (non cuit). Exemplos de queijos à pâte cuite: Comté, le Beaufort ou l’Emmental. Exemplos de queijos à pâte non cuite: Reblochon, tomme e raclette.

le Beaufort

le Beaufort

Reblochon

Reblochon

Croûte lavée

Durante o amadurecimento, certos queijos estão sujeitos a tratamentos específicos. Alguns são regularmente esfregados, outros são refinados sob plástico para evitar a formação de uma crosta. Les fromages à pâte molle e à croûte lavée  são, como o próprio nome sugere, lavados em suas superfícies e escovados para ativar a fermentação. Esta técnica, inicialmente destinada a prolongar a conversa dos queijos, nasceu nos mosteiros da Idade Média. Exemplo: Maroilles, livarot e curé nantais.

Maroilles

Maroilles

Fromages à pâte fraîche

Estes são queijos mal drenados que não foram refinados, sofrendo apenas a coagulação de proteínas do leite sob o efeito de fermentos lácteos. Eles podem ser comidos simples ou com sabor. Exemplos: Petit Suisse, le demi-sel.

Petit Suisse

Petit Suisse. Via: CNZ

Fromages à pâte fraîche filée

Estes queijos são obtidos amassando e esticando a coalhada até a consistência desejada. A França não fabrica Fromages à pâte fraîche filée e a Itália é o principal produtor. Exemplo: Mozzarella.

Mozzarella

Mozzarella

Fromages à pâte fondue

Eles consistem de uma mistura de queijo(s), manteiga, creme e leite, pasteurizado (95 ° C) ou esterilizado (125 ° C). Algumas variedades são aromatizadas ou picantes. O prazo de validade é geralmente muito longo. Exemplo: CancoillotteCrème de Brie de Meaux e Fromage aux noix.

Cancoillotte

Cancoillotte

Agora que você sabe um pouco do vocabulário técnico, conheça também os queijos tipicamente franceses!

 

Quer conhecer mais sobre a cultura e a língua francesa?

O Curso de Francês Online (CFOL), marca da qual O Melhor de Paris faz parte, montou uma lista de conteúdo gratuito com videoaulas, dicas de pronúncia em francês, curiosidades sobre a cultura francesa e muito mais. Para ter acesso ao conteúdo basta se cadastrar e começar a aprender mais sobre a língua e a cultura da França!

 

Comentários