Guia dos melhores salões de chá de Paris

A- A+

Para tomar um chá em Paris, há sempre dificuldade na hora da escolha… Dependendo do momento e se tem vontade de calma, de verde, de fantasia, de uma pausa em um ambiente zen ou de um chá à moda inglesa, escolhemos um pequeno guia que poderá ajudar a escolher o salão que convenha à sua vontade do momento.

OS CLÁSSICOS

Ladurée: Esta casa de doces criada em 1862 adquiriu fama mundial por seus “macarons”. O salão de chá da rua Royale foi um dos primeiros abertos em Paris e mantém seus quadros e marcenaria originais, renovados. Aconselhamos também o salão de chá da rua Bonaparte, com suas belas paredes pintadas num estilo exótico e refinado, apaziguador. Rue Royale, 16 (75008) e Rue Bonaparte, 21(75006).

Mariage Frères: A marca criada em 1854 propõe cinco butiques parisienses que dispõem de salão de chá, em um ambiente elegante e mobiliário antigo de estilo colonial. A preparação do chá é apurada. Endereço principal, com restaurante, salão e museu do chá. Rue Du Bourg-Tibourg, 30 (75004).

Angelina: É um dos salões de chá mais tipicamente parisiense. A primeira casa criada em 1903 está localizada na Rua Rivoli. O chá é saboreado acompanhado de deliciosos doces em um ambiente elegante decorado no estilo da Belle Epoque, onde já passou, entre outros, Coco Chanel. Rue Rivoli, 226 (75001).

The Tea Caddy: É o templo do chá britânico em Paris. Criado em 1928, este salão oferece uma decoração calorosa e arborizada e propõe chás vindos do mundo inteiro, pratos quentes, doces e compotas caseiras de inspiração anglo-saxônica. Rue Saint-Julien le Pauvre, 14 (75005).

SOB AS ÁRVORES

Un thé dans le jardin : é um dos endereços mais agradáveis e calmos de Paris, aberto somente em dias bonitos. Localizado no pátio do Musée de la Vie Romantique (Museu da vida romântica), servem doces (os antigos “Cakes de Bertrand”) e chá entre as árvores e rosas. Rue Chaptal, 16 (75009).

Salon de thé de la Mosquée : (Salão de chá da Mesquita) É melhor quando o dia está bonito, mas mesmo em dias de chuva, é bom degustar o chá verde de menta, adoçado à gosto e servido com doces orientais. Decorado no estilo moçárabe é povoado de pequenos pássaros que voam nas árvores. Place Du Puits de l’Ermite, 2 bis (75005).

OS MAIS AGRADÁVEIS E ACOLHEDORES

Le Loir dans la Théière: o local é um pouco escuro mas o mobiliário desorganizado, as paredes recobertas de pôsteres e imagens, e os doces, fazem do lugar um salão de chá sempre cheio e barulhento, mas também muito agradável e caloroso. Rue des Rosiers, 3 (75004).

L’été en pente douce: Aproveitando ou não a bonita varanda deste restaurante, um dos mais agradáveis de Montmartre, seremos conquistados pelo espaço colorido e caloroso que à tarde transforma-se em salão de chá e propõe doces caseiros originais e saborosos. Rua Muller, 23 (75018).

Le Delyan: A decoração dá a sensação de estar “em casa”: poltronas, sofás, velhas fotos nas paredes, estantes repletas de livros. Para coroar, o cardápio é tradicional e original, com bolos de Nutella, chás, sorvetes e outros doces. No verão, varanda no jardim da frente. Rua Saint-Martin, 8 (75004).

Un dimanche à Paris: Lugar inteiramente dedicado ao chocolate, oferece um salão de chá bem calmo, em um ambiente moderno, elegante que pode ser julgado pouco caloroso, mas que propõe um cardápio saboroso, com bons chás, excelentes chocolates e doces muito bons. Cours du Commerce Saint-André (75000).

Les deux abeilles: Local onde se imagina estar em uma casa de campo, arborizada e florida. Quiches, saladas e ótimos doces caseiros, acompanham o chá, chocolate ou limonada, em um ambiente calmo e silencioso. Rue de l’Université, 189 (75007).

My Place: Salão de chá que oferece um ambiente retrô, com miudezas e produtos coloridos. Quiches, saladas, sopas e sobretudo uma grande variedade de doces caseiros servidos com chás ou outra bebida. Detalhe para os preços que são um pouco altos! Rue St Lazare, 18 (75009).

La pâtisserie viennoise: Em um ambiente arborizado, pequeno e acolhedor, a confeitaria vienense está sempre cheia. Lá, servem saladas e quiches, assim como chás, bebidas quentes e confeitos divinos de receitas austríacas vendidos a preços também divinos, quer dizer, mais baratos que outros locais parisienses! Rue de l’École de Médecine, 8 (75006).

OS INCOMUNS

La Fourmi ailéé, chá e literatura: Situado em uma antiga livraria, este restaurante / salão de chá conservou as obras ligadas ao lugar. Pode-se folhear um livro bebendo um bom chá em um ambiente íntimo e fantasista. Rue du Fouarre, 8 (75005).

L’Oisive-Thé, chá e tricô: Bonito salão de chá da Colina de Cailles, colorido, onde é possível comprar lã para tricotar, sempre ou em noites especiais organizadas pela casa. O lugar é simpático, calmo e caloroso. Rue de la Butte aux Cailles, 10 e Rue Jean-Marie Jégo, 1 (75013).

Mamie Gâteau, chá e antiguidades: Decoração refinada com móveis de madeira, toalhas, panos, belas taças e panelas de ferro, a comida tem o sabor da casa da vovó, simples e familiar. Este restaurante / salão de chá também é antiquário! Rue du Cherche-Midi, 66 (75006).

Le Poussette Café, chá e bebês: Café e salão de chá inteiramente dedicado aos bebês e aos que cuidam deles, pais ou babás! O lugar é em função do conforto dos pais e das crianças permitindo a ambos passar um momento descontraído bebendo um chá ou café. Square Montholon (75009).

Quer viajar para a França e conhecer outros lugares parisienses excepcionais? Ainda não fala francês? Conheça o melhor curso de francês online do Brasil.

Comentários