Retrospectiva mostra filmografia de grande cineasta francesa – Claire Denis

A- A+

Com mais de vinte anos de carreira, a cineasta Claire Denis é um nome consolidado na moderna filmografia francesa. Assinando a direção de curtas-metragens, documentários e ficções, Denis destacou-se por sua linguagem altamente inovadora, trabalhando temas como a identidade cultural, o desejo e o estranhamento diante do outro.

Para o público paulistano, é um verdadeiro privilégio poder acompanhar toda a produção de Denis dentro do festival de cinema Indie – Mostra do Cinema Mundial, que lhe dedica uma mostra completa. Realizados no Cinesesc e no Cine Olido, o festival segue até o dia 29 de setembro. As sessões são gratuitas.

 

Quem é Claire Denis?

Nascida em 1948, filha de um administrador colonial, Claire Denis passou a infância viajando entre diferentes países africanos, como Camarões, Burkina Fasso e Djibouti. Aos 13 anos, voltou com os pais para a França, o que a deixou triste, pois amava o continente africano.

No fim dos anos 60, estuda no IDHEC (atual Fémis), renomada escola de cinema francesa, onde se forma em 1972. Ao longo dos anos 70 e 80, trabalhará como assistente de grandes nomes do cinema mundial, como Jacques Rivette, Wim Wenders e Jim Jarmusch.

Em 1988, realiza seu primeiro filme como roteirista e diretora, Chocolate. Em seguida, trabalhando especialmente com atores como Vincent Gallo e Béatrice Dalle, realizará obras importantes, como Nenette e Boni (1996), Desejo e Obsessão (2001) e O Intruso (2004). Seu último é Minha terra, África (2009), com Isabelle Huppert.

CINESESC

Rua Augusta, 2.075
Informações: (11) 3087 – 0500

CINE OLIDO

Avenida São João, 473
Informações: (11) 3331 – 8399 / 3397 – 0179

Guilherme Reed

 

Você gosta das artes francesas? É amante da língua francesa? Então conheça nossos cursos de francês para todos os níveis e gostos!