Programa de residência em Paris para artistas e escritores estrangeiros

A- A+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ville de Paris e o Institut français, operador do Ministério de Relações Exteriores e Europeias para a difusão da cultura francesa no exterior, oferece um programa de residência destinado aos artistas e escritores estrangeiros no Centro Internacional de Atendimento e de Intercâmbio Récollets.

Para cada área (artes cênicas, literatura), o projeto deve ser feito com a ajuda de uma estrutura parceira (centro cultural ou de recursos, galeria, empresas), de um artista ou pessoa qualificada do mundo artístico e cultural. Os institutos parceiros devem ser de Paris ou dos arredores.

Pré-requisitos

– Ser estrangeiro e justificar a sua residência no exterior

– Justificar uma carreira significativa

– Falar francês ou inglês

– Não ter vínculos profissionais com seu país de origem durante a estadia

– Não ser beneficiário de outras bolsas durante o período do programa

Modalidade e critérios de seleção

A seleção é feita por uma comissão composta de profissionais de diferentes áreas. A qualidade do projeto artístico é um dos pontos mais importantes.

Duração da estadia

3 meses consecutivos sem interrupção. As próximas estadias serão de janeiro até dezembro de 2015. Lembramos a importância de morar no próprio centro Récollets durante os 3 meses e de limitar viagens fora do país durante a estadia.

Condição de acolhimento

O Institut français paga uma bolsa mensal de 1.500 euros para gastos de refeição, estadia, transporte urbano, material, etc.

Dossiê de candidatura

Os dossiês de candidatura devem ser preenchidos online no site das Résidences Internationales des Récollets: www.international-recollets-paris.org

Prazo para as candidaturas de 2015: 17 de junho de 2014

A comissão se juntará em setembro de 2014 para examinar as candidaturas.

 

Quer ajuda para montar o seu dossiê de candidatura? O IFESP pode te ajudar!

Comentários