Remodelação das margens do rio Sena em Paris

A- A+

Reocupar e tornar ainda mais belas as margens do rio Sena, hoje ocupadas pelos automóveis. Essa é a ideia do ambicioso projeto que a Prefeitura lançou em 2009 e que, em 2012, chega à sua fase decisiva. No próximo verão, as pistas expressas que atravessam Paris de leste a oeste, margeando o Sena, sofrerão profundas mudanças. Mas não é só uma questão de retirar os carros e proporcionar um ar mais limpo para a cidade. Trata-se de transformar os cais em verdadeiros bulevares para pedestres, com a instalação de estruturas definitivas ou provisórias destinadas a atividades econômicas, à cultura, ao esporte e ao lazer.

Na margem direita, a partir de julho, serão instalados semáforos entre o Hôtel de Ville, sede da prefeitura, e o canal do Arsenal, no limite entre o 4º e o 12º distritos. Com a velocidade do tráfego diminuída e a criação de um espaço para passeio de 1.5 km na Via Georges Pompidou, os parisienses e os visitantes terão um dos locais mais espetaculares para curtir a vista da cidade, caminhando pertinho da água.

Na margem esquerda, a mudança será ainda mais radical: a partir de junho de 2012, fechamento total para a circulação de veículos entre as pontes Solférino e Alma, liberando 2,3 km para a criação de novas opções econômicas e de lazer. Inclusive, a direção do organismo que regula a atividade fluvial dentro de Paris abriu concorrência para a instalação de 18 novas embarcações ao longo das margens do rio Sena. Uma oportunidade única para quem quer abrir um negócio num local tão exclusivo!

O projeto, como não poderia deixar de ser, vem causando muito debate e polêmica. O principal receio da população é o efeito das mudanças no trânsito da cidade, que já é complicado. No entanto, para o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, esse é um dos projetos prioritários de sua administração e, já em março, devem se iniciar os trabalhos de reforma das pistas expressas. Gostando-se ou não da ideia, esse é um projeto que promete valorizar ainda mais um espaço já deslumbrante e bastante convidativo.

 

Guilherme Reed

Foto: Leandro’s World Tour

 

Sua viagem para Paris está programada e precisa dar uma acelerada no francês? O Melhor de Paris também selecionou o melhor curso de francês para você aprender rapidamente com professores nativos. Contate o Grupo IFESP.