Que tal festejar o Mardi gras?

A- A+

Você conhece o mardi gras? É uma das grandes festas da França. Ela acontece entre o período entre março e abril. Uma comemoração que lembra um pouco o carnaval, mas não é um carnaval. Allez, c’est parti!

Confira também o vídeo que fizemos no nosso canal sobre o Mardi Gras!

O que é o Mardi gras?

O mardi gras é um período festivo que marca o final da “semaine des sept jours gras”, antigamente chamada de “ jours charnels”. Ele antecede os dias de jejum estabelecidos segundo as tradições católicas, por isso seriam sete dias de comilança, sendo a terça-feira do mardi gras o último dia de festa antes do jejum. Portanto, o mardi gras é marcado por muitas festas, algo parecido ao que é o carnaval.

Sua origem histórica

Aparentemente era comum na época da antiguidade romana que o ano começasse em março, acompanhando o renascimento da natureza. Por isso, grandes festas marcavam esse período. Contudo, os cristãos continuaram a celebrar nessa época do ano o fim do inverno por meio da festa do Mardi Gras.

E as datas?

A data do mardi gras segue o calendário gregoriano (que segue o movimento do sol e das estações). A data é associada ao dia da páscoa, sendo festejada 47 dias antes da páscoa.

Como ele é festejado na França?

O mardi gras é bastante comemorado na França e hoje em dia é mais relacionado a um período festivo do que com a tradição católica. É uma festa mais para crianças. Na Alemanha os carros alegóricos que desfilam na rua e jogam balas para as crianças. Já no norte e no Leste da França é parecido, mas eles jogam flores.

Uma festa internacional

O mardi gras é celebrado em muitos países como por exemplo: Suiça, Rússia, Dinamarca, Estônia e Estados Unidos. Muitas pessoas conhecem o nome mardi gras, mas o evento acaba ganhando outros nomes dependendo do país.

Como ele precede os dias de jejum não é estranho que ele se chama mardi gras, ou seja, “terça-feira gorda”.

Comentários