Preparar a sua viagem para a França

A- A+

Veja abaixo tudo que você precisa saber antes de viajar para a França. Prepare os documentos e planeje a sua estadia na França.

Visto

Os brasileiros que desejam visitar a França só precisam do passaporte com validade de seis meses a contar da data do embarque. Para períodos superiores a três meses de permanência no país é necessário visto. Menores de 18 anos viajando desacompanhados devem estar munidos de uma autorização assinada pelos pais para sair do país de origem.

Documentos

Dirigir no país requer carteira de habilitação (carteira de habilitação internacional para pessoas que não são originárias da Comunidade Europeia). Se você vier à França com um automóvel estrangeiro, poderá circular livremente durante 6 meses, desde que os documentos do veículo estejam em ordem e o seguro em dia.

Alfândega

A Comunidade Européia não limita o número de compras pessoais. No entanto, não é possível comprar mais de 800 unidades de cigarro, 90 litros de vinho ou 10 litros de bebidas de maior teor alcoólico, como uísques. Turistas não pertencentes à Comunidade Européia deverão declarar as mercadorias que levam à França além de terem que pagar as devidas taxas de importação sobre objetos cujo valor ultrapasse 175 euros. Algumas mercadorias são proibidas ou submetidas a formalidades como, por exemplo, entorpecentes, armas, plantas, etc… Viajantes que entrarem ou saírem da França com uma quantia em dinheiro superior a 7600 euros deverão fazer uma declaração na alfândega.

Hospedagem

São várias as opções. Hotéis, residências turísticas, apartamentos e casas para alugar, albergues, hospedarias, pousadas, campings, quartos em casas de famílias e até castelos particulares com quartos para hóspedes na França. Existem cerca de 17,5 mil hotéis e pousadas na França classificados em cinco níveis indicados por estrelas.
A maioria dos hotéis franceses cobra o café da manhã à parte. Mas se o objetivo for gastar pouco, a França conta com 9 mil campings classificados entre 0 e 4 estrelas, além de 2,3 mil fazendas que alugam espaço para campistas. O Guia Oficial de Camping está à venda em livrarias e bancas de jornal.
O acampamento selvagem na França é permitido, desde que o proprietário da área autorize, mas é terminantemente proibido nas praias, na beira das estradas e nos locais classificados como patrimônio histórico.

Em cidades grandes como Paris é possível alugar apartamentos para curtas temporadas por meio de agências especializadas. Os Escritórios de Turismo parisienses ou as agências imobiliárias ajudam na busca.

Há também os flats, prédios de apartamentos mobiliados e equipados para locação e que dispõem de serviço hoteleiro. Mais detalhes podem ser obtidos no site do Sindicato Nacional de Residências de Turismo (www.snrt.fr)

Seguros – Nova regra para entrar na França

O estrangeiro que deseja entrar na França tem a obrigação de aderir a um seguro que cobre as despesas médicas e hospitalares, incluindo a ajuda social resultante da assistência que ele poderia necessitar durante sua estadia. O seguro é de 30 mil euros.

Dados Gerais da França

Clima na França: temperado e bastante agradável. São quatro as zonas climáticas do país.
A oeste do eixo Bayonne-Lille, o clima oceânico e úmido garante verões bastante frescos.
O clima semi-continental tem invernos rigorosos e verões quentes na Alsácia, Lorena, ao longo do “corredor” formado pelo rio Rhône e nas regiões montanhosas, Alpes, Pirineus e Massivo Central.
O clima intermediário tem invernos frios e verões quentes ao norte, na região parisiense e na região central.
Já o clima mediterrâneo apresenta invernos amenos e verões agradavelmente quentes no sul da França.

Ligações

E fácil ligar da França para o Brasil a cobrar. Disque o número da Embratel (0800 990 055) e peça a chamada em português. Para telefonar da França para o exterior digite 00 + o código do país + o código da cidade + o número do telefone. Para telefonar de um país estrangeiro para a França, digite ++ 33 e em seguida os 9 números do telefone desejado (sem o 0 (zero) que aparece antes de todos os números de telefone na França). Exemplo: ++ 33 1 42 96 70 00.

Já preparou tudo para sua viagem para a França? Muito bem! Que falta agora? Uma acelerada no francês? Pas de problèmeMelhor de Paris selecionou o melhor curso de francês online para você aprender em um tempo recorde  com professores nativos. Contate o IFESP.

Quer ir para França não como turista mas como estudante? Também te oferecemos a solução e todas as informações que você precisa. Conheça já nosso blog sobre universidades francesas!