Paris e os arrondissements: uma cidade eclética e mágica

A- A+

Muita gente já deve ter ouvido a palavra “arrondissement” sem saber exatamente o que é.
Significa distritos, divisões administrativas das comunas que formam a cidade. Paris está dividida por 20 distritos compostos de quatro grandes bairros e distribuídos em forma de espiral no sentido horário.

Os distritos possuem características distintas que podem ajudar na seleção de um bairro para se hospedar ou alugar um apartamento. A arquitetura, a fisionomia e a atmosfera fazem parte de um ambiente específico, por essa razão é interessante conhecer a identidade dos distritos para se sentir em sua praia. Relacionamos abaixo alguns dos bairros que consideramos representar a heterogeneidade da cidade.

 

Os diferentes bairros de Paris:

Paris monumental –  – Compõe a Torre Eiffel, Ponte Alexandre III, Invalides, Palácio de Tokyo. Possui grandes espaços abertos e monumentos imponentes. Há o centro histórico, Champ-de-Mars, o charme do museu Rodin e o parque, além de grandes edifícios horizontais.

Paris popular –  10°La Villette, Belleville, Canal Saint-Martin, Buttes-Chaumont. Encontro da Paris caracterizada por mestiços. Lugar onde os moradores falam línguas diferentes, parecendo outro mundo e, no entanto, as moradias baixas e coladas umas às outras nos remetem novamente a Paris. Há traços dos bailes de “musettes”, cabarés e Edith Piaf.

Paris artista – Saint-Germain-des-Prés, Musée d’Orsay, Odéon, Luxembourg. Boemia, luzes de néon, literatura e caminhadas do cais a Montparnasse. Característica apoiada nos contrastes do pequeno museu silencioso ao formigueiro do marché Buci; da visita aos subterrâneos da catacumba às luzes das ruas com seus bares, cafés e restaurantes.

Paris chique – 16°- Passy, Bois de Boulogne, Auteuil. Bairro especial, onde se encontra luxo, calma e voluptuosidade. Parece também um lugar campesino. Casas de campo estilo Art-déco, pequenos pátios e jardins secretos. No Bois de Boulogne, cavaleiros, ciclistas e pedestres se cruzam. Ambiente de relaxamento, caminhadas e esporte.

Paris noctâmbula – 11°République, Oberkampf, Bastille. Lugar de encontros, para fazer amizades, tomar um drinque ou dançar.  No dia seguinte, momento zen visitando o cemitério arborizado do Père-Lachaise.

Dados fornecidos pelo site oficial da Secretaria do Turismo.

Sueli Gutierrez

 

Quer visitar e conhecer Paris como um verdadeiro parisiense? Comece por conferir as nossas outras dicas sobre a Cidada-luz. Segundo passo: aprende a falar francês direitinho com o melhor curso de francês online do Brasil.