Paris, Capital mundial da Moda

A- A+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Walter Benjamin escreveu o livro Paris, Capital do Século XIX. E queremos acreditar que sua descrição continua sendo verdade em relação aos séculos XX e XXI. Paris é Capital em todos os sentidos: capital intelectual, cultural e, claro, Capital da Moda!

Essa pluralidade e perenidade podem ser explicadas por um contexto tanto histórico quanto econômico, ocorridos com a Revolução Industrial que atingiu a França após a Revolução Francesa. As grandes obras de Haussmann revelam fatos que mudaram para sempre as vias parisienses, dando-lhes espaço, claridade e higiene. Foi durante essa efervescência que os Grands Magasins viram a luz e se tornaram como os salões de chá, lugares agradáveis e bem frequentados pelas damas da alta burguesia parisiense.

Diante desse grande movimento, com boas condições de transporte das mercadorias, lugares cada vez mais adaptados e atraentes, além de possuir certa riqueza devido às grandes indústrias, Paris se tornou inevitavelmente Capital da Moda! Isso, graças ao incentivo cultural sempre motivado politicamente que permitiu a essa história entre Paris e a Moda ser duradoura!

Quer conversar sobre a moda francesa em francês? Conheça o curso de francês de conversação para Moda Francesa. 

4 thoughts on “Paris, Capital mundial da Moda”

Comentários