Paris, Capital mundial da Moda

Walter Benjamin escreveu o livro Paris, Capital do Século XIX. E queremos acreditar que sua descrição continua sendo verdade em relação aos séculos XX e XXI. Paris é Capital em todos os sentidos: capital intelectual, cultural e, claro, Capital da Moda!
Essa pluralidade e perenidade podem ser explicadas por um contexto tanto histórico quanto econômico, ocorridos com a Revolução Industrial que atingiu a França após a Revolução Francesa. As grandes obras de Haussmann revelam fatos que mudaram para sempre as vias parisienses, dando-lhes espaço, claridade e higiene. Foi durante essa efervescência que os Grands Magasins viram a luz e se tornaram como os salões de chá, lugares agradáveis e bem frequentados pelas damas da alta burguesia parisiense.
Diante desse grande movimento, com boas condições de transporte das mercadorias, lugares cada vez mais adaptados e atraentes, além de possuir certa riqueza devido às grandes indústrias, Paris se tornou inevitavelmente Capital da Moda! Isso, graças ao incentivo cultural sempre motivado politicamente que permitiu a essa história entre Paris e a Moda ser duradoura!
Quer conversar sobre a moda francesa em francês? Conheça o Curso de Francês Online.
adoro ver francesas conversando acho muito bonita esta fala francesa …
é bom ser admirador de coisas boas .
Amando seu blog. Nunca fui a paris mas preciso garimpar informações pois um dia vou. Meu sonho conhecer lá.
Que bom! Se você quiser conhecer melhor nossa cultura e obter dicas sobre uma viagem para a linda capital, fique sabendo que organizamos com frequência palestras sobre a França. E é gratuito!
Confira aqui: http://www.ifesp.com.br/eventos