Paris: a cidade dos palácios

A- A+

Capital da moda, da costura e da alta joalheria, Paris oferece também as mais lindas camas… Da legendária praça Vendôme ao célebre Triangle d’Or, os palácios parisienses rivalizam no quesito luxo, para oferecer uma estadia digna das mil e uma noites.

Ritz Paris

Atrás de uma fachada de estilo neoclássico, entre o Ministério da Justiça e rodeado pelas maiores lojas da alta joalheria, o Ritz, aberto em 1898, é uma lenda por si mesmo. Foi lá que Gabrielle Chanel passou seus últimos anos de vida. Vários escritores fizeram deste lugar o QG deles. Hoje em dia, as modelos, os bilionários e os homens de negócios apreciam a decoração em ouro, o serviço de qualidade deste palácio excepcional, as suítes decoradas, a tranquilidade do jardim privado e o ambiente único do Bar Hemingway, onde é possível experimentar os coquetéis criados por Colin Field, provavelmente o melhor garçom do mundo. A piscina do Ritz Health Club é provavelmente a mais linda de Paris, e a mais exclusiva também…
Ritz Paris, 15 place Vendôme.

Hotel Meurice

Em frente ao Jardin des Tuileries, o Hotel Meurice foi durante muito tempo um dos endereços preferidos de Salvador Dalí, que não hesitava em vir acompanhado de um leopardo. Hoje em dia, totalmente renovado, o “hotel dos Reis”, como o chamam, é conhecido tanto pelo conforto das suítes quanto pela excelência da cozinha do chefe Yannick Alleno, servida numa sala tombada. Quanto aos clientes, eles estão dispostos a oferecer muito para passar uma noite na suíte real “Belle étoile”: 300 m² no alto da cidade de Paris e 275m² de terraço, do qual se pode admirar a Torre Eiffel, o Sacré Coeur, o musée d’Orsay… Aqui, o luxo se vive a 360°.
Le Meurice, 228 rue de Rivoli 75001 Paris.

Hotel George V

Aberto no fim dos anos 20, agora propriedade do grupo Four Seasons, o Hotel George V é incontestavelmente um dos melhores da hotelaria parisiense. Entre classicismo francês e espírito Art Déco, suas tapeçarias do século XVIII, seu restaurante estrelado e seu ambiente único continua atraindo celebridades do show business, dos negócios e da política, encantados com a excelência do serviço… e com a beleza dos buquês de flores frescas! Bônus: A avenida Montaigne e as lojas de luxo parisienses são próximas a esse palácio de reconhecimento internacional.
31 avenue George V, 75008 Paris.

Hotel Plaza Athénée

Uma avalanche de flores vermelhas ilumina a fachada. Desde sua abertura em 1911, o Plaza Athénée é referência na hotelaria de luxo parisiense, por sua localização privilegiada no coração do Triangle d’Or e das lojas de luxo. Para o conforto, sua suíte “Royale” de 450 m². Para o luxo, seu extraordinário SPA criado pela grife Dior. Para seu restaurante, um dos melhores de Paris: o grande chefe Alain Ducasse, que assina um cardápio com requinte sem igual, de acordo com o ambiente criado pelo decorador Patrick Jouin. Mas também para o bar, sua Galeria de Gobelins, onde é servido um dos melhores chás da capital, o prazer único de um café da manhã na Cour Jardin… Uma experiência de puro luxo, graças ao qual este estabelecimento pode legitimamente se orgulhar de ser “o palácio de amanhã”.
Hotel Plaza Athénée, 23 avenue Montaigne 75008 Paris.

Hotel Le Bristol

A alguns passos do Palais de l’Elysée, residência do presidente da república, o Hotel Le Bristol – que é conhecido simplesmente com o nome afetuoso de Bristol – é um dos endereços mais procurados da Rua Faubourg Saint Honoré. Políticos, homens de negócios, estilistas de moda e da alta joalheria apreciam o conforto e a tranquilidade deste palácio. Na hora do almoço, as celebridades mais influentes se encontram na no bar, antes de tomar um café no jardim. Os bilionários, com meses de antecedência, reservam as suítes decoradas com obras de arte importantes e objetos raros. Quanto ao restaurante estrelado, onde trabalha o grande chefe Eric Fréchon, ele conserva intacta a decoração imaginada por Boni de Castellane, um dos mais maravilhosos dândis da historia.
Hotel Le Bristol, 112 rue du Faubourg Saint Honoré, 75008 Paris.

Hotel de Crillon

Place de la Concorde. Maserati, Ferrari e Lamborghini são estacionados na frente da mais famosa porta giratória da margem direita da praça. Atrás da fachada do século XVIII criada por Jacques-Ange Gabriel, arquiteto favorito do Rei Louis XV, fica um dos mais antigos palácios do mundo. Inaugurado em 1909, aos pés dos Champs Elysées, o Hotel de Crillon viu desfilar nele celebridades do mundo inteiro, seduzidas pelo bar desenhado pelo artista César e a criadora de moda Sonia Rykiel. Os mais ricos se instalam nas suítes Bernstein e Louis XV, com o objetivo de aproveitar a vista imperdível da praça, do Sena, dos monumentos da rive gauche da torre e  do Montparnasse no Musée d’Orsay. Um verdadeiro mito da hotelaria.
Hotel de Crillon, 10 place de La Concorde, 75008 Paris.

A nova geração

Capital da arte, da moda e do saber viver, Paris pode orgulhar-se da abertura recente de vários novos palácios. Depois da inauguração do Hotel Fouquet’s Barrière nos Champs Elysées, vários grandes nomes da hotelaria internacional fizeram de Paris sua cidade de predileção. O Shangri-La escolheu o classicismo francês instalando-se em um dos mais lindos hotéis particulares do 16° arrondissement, que pertenceu à família do imperador Napoleão I. O Mandarin Oriental preferiu um espírito mais moderno, também ilustrado pela escolha de Thierry Marx, celebridade da cozinha molecular, para dirigir seu restaurante. E foi Philippe Starck, papa do design francês, que reinventou totalmente o Royal Monceau, antiga lenda da hotelaria que hoje em dia pode se orgulhar de ter uma das mais lindas livrarias de arte da capital.

Pierre Groppo, redator da Vogue francesa.

Você também quer brilhar no mundo do luxo parisiense e pretende saber mais sobre a moda francesa? Conheça o melhor curso de francês online do Brasil.

Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Gostaria de estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Nós te ajudamos a realizar seu projeto! Conheça nosso blog sobre universidades francesas!