Paris: 4 curiosidades que você precisa saber

A- A+

Continuando a série de posts sobre as diferentes regiões França, hoje viajamos para a Île-de-France, muito conhecida por ser a região de Paris! É difícil falar dessa região e não pensar em Paris, a cidade mais famosa da França e uma das mais famosas do mundo. Para entender um pouco mais de Paris, nós vamos listar quatro curiosidades sobre a cidade. On y va!

1 Os departamentos da Île-de-France

A Île-de-France é dividida em Petite Couronne e Grande Couronne. Na Petite Couronne estão: Hauts-de-Seine (92), Seine-Saint-Denis (93) e Val-de-Marne (94). Na Grande Couronne, se encontram os departamentos de : Essonne (91), Yvelines (78), Seine-et-Marne (77) e Val-d’Oise (95). Eles levam esses nomes porque a Petite Couronne é aquela que fica perto de Paris (75), enquanto que a Grande Couronne é aquela está mais afastada do centro.

Carte Île-de-France

2 Cada arrondissement de Paris tem suas características

Paris é dividida em 20 arrondissements (divisões administrativas) que formam um espiral, sendo, por isso, comparado a um escargot (caracol). No oeste de Paris, tem os burgueses: 7, 8° e 15° arrondissements. O 16° o arrondissement o mais burguês de todos, por isso uma pessoa chique pode ser caracterizada como “très seizième”.

Em contraponto, os arrondissements 18°, 19° e 20, localizados na parte nordeste, são os mais populares. Como o vento sopra do leste para o norte, toda a poluição se concentra no nordeste de Paris. Sendo assim, os arrondissements mais burgueses se livram da poluição e a deixam para os bairros mais populares.

O 11° arrondissement é o bairro hipster de Paris, onde podemos encontrar restaurantes, supermercados orgânicos e ateliês de artistas.

0 4° arrondissement,  conhecido por ser o bairro gay da cidade é outro bairro deslocado de Paris. Você pode encontrar diversas opções de bares, cafés, restaurantes e museus, como por exemplo a Maison de Victor Hugo.

No 13° arrondissement, está o bairro asiático de Paris, onde você pode experimentar vários restaurantes asiáticos e se aventurar nos supermercados do bairro.

Arrondissements de Paris

3 Bistrôs parisienses

Saindo da parte geográfica das curiosidades, vamos falar da culinária parisiense. Quando se pensa em Paris, não pensamos somente na Tour Eiffel, mas também na gastronomia desta maravilhosa cidade e, mais que isso, nos bistrôs parisienses! Restaurantes tão consagrados de Paris que contribuem para criar um ambiente típico do local.

Os bistrôs são cafés-restaurantes-bares, tudo em um só lugar. Neles podemos tomar um café, uma cerveja, beliscar alguma coisa e comer um prato rápido. Tudo com ótima qualidade, em um ambiente descontraído e com um preço acessível. Talvez esteja aí o sucesso dos bistrôs parisienses.

Dentre as especialidades dos bistrôs, estão alguns pratos, como: blanquette de veau, Côte de boeuf, les moules frites e steak frites.

Le dindon en laisse

4 Tour Eiffel rejeitada

A Tour Eiffel hoje é um grande símbolo, não só de Paris, mas também da França. Por incrível que pareça, ela foi rejeitada pelos parisienses no período de sua construção. Os habitantes da cidade acreditavam que a torre era muito grande e que ela destruía a beleza da cidade. Alguns artistas também foram contra sua construção, afirmando no protesto Les artistes contre la tour Eiffel, de 14 de fevereiro de 1887, que a torre era inútil e monstruosa.

 

Está pensando em visitar Paris? Escrevemos um artigo sobre 4 coisas inusitadas para se fazer na cidade luz, vai lá dar uma olhada.

Comentários