Quem está no Panthéon de Paris?

A- A+

Recentemente o presidente francês François Hollande nomeou quatro novas personalidades para que seus restos mortais sejam reunidos no Panthéon: Germaine Tillion, Pierre Brossolette e Geneviève de Gaulle, importantes figuras da resistência durante a segunda guerra mundial, e Jean Zay antigo ministro da educação da terceira república assassinado pela milícia em 1944. A grande novidade é que haverá agora quatro mulheres no Panthéon!

Mas você sabe o que é o Panthéon?

O Panthéon foi construído no século XVIII e tem hoje o objetivo de honrar as grandes personagens que marcaram a história francesa. Ele é um dos grandes pontos turísticos de Paris, onde é possível visitar os túmulos de Victor Hugo, Émile Zola, ou ainda de Marie Curie.

Mas além dessas personagens famosas, é importante saber que a sepultura de outras 71 pessoas estão no Panthéon, como grandes figuras da resistência, gênios literários ou grandes inventores e filósofos franceses. Existe a tradição de que cada presidente escolhe várias pessoas para juntarem-se as famosas criptas do monumento. Mas nem todas as famílias dos defuntos aceitam, por exemplo: a família de Albert Camus não aceitou a nomeação do escritor para o Panthéon.

O Panthéon é um monumento que vale a pena visitar pela sua arquitetura neoclássica, mas também pelo que ele representa para a história francesa. Além do mais, você também poderá ver o famoso pêndulo de Foucault, construído pelo físico para demonstrar a rotação da terra. O Panthéon faz com certeza parte do Melhor de Paris!

Para mais curiosidades sobre a cidade de Paris, clique aqui!

 

Comentários