Palavras francesas no português do Brasil

A- A+

Algumas palavras que usamos hoje em dia no português do Brasil vem do francês, contudo, elas já estão tão inseridas no nosso contexto que nem percebemos suas raízes francesas. Vamos falar de algumas dessas palavras, algumas delas vão te surpreender!

1. Bufê – buffet

Palavra que assim como no português significa uma mesa grande cheia de comidas e bebidas. Essa palavra tem sua primeira aparição em 1150 , mas ganha seu significado atual em 1268

2. Maionese – mayonnaise

Mayonnaise aparentemente tem seu nome originário de uma cidade chamada Mahon, capital de Minorca. O nome foi dado pelo Duc de Richelieu, em 1756 como uma lembrança da cidade.

3. Purê – purée

O “purê”, vem da palavra “la purée” que em 1220 era um preparado de legumes amassados, sendo mais tarde feito majoritariamente com batata.

4. Suflê – soufflé

O famoso soufflé ganha esse nome porque, assim como o verbo souffler, quer dizer “inflar”, ou seja, preencher algo com ar. O souflée também possui essas características.

5. Tricô – tricot

Em 1660 tricot era na verdade o nome dado as agulhas usadas para tricotar (tricoter), em 1666 também vira o nome de um tipo de tecido feito a partir da atividade de tricotar.

6. Creche – crèche

“Creche” durante o inicio do século XIII significava o local onde se colocava de comer ao gado. É somente entre 1782-88 que a “creche” ganha o significado usado no português: local para os recém-nascidos.

7. Toalete – toilette

“Toalete” para os brasileiros é o banheiro, no francês toilette pode ser isso, mas também pode ser o conjunto de acessórios usados para se arrumar.

 

8. Marrom – marron

A palavra marron em francês, poderia ter vindo do fato de a fruta marron, ter a colocação marrom, por isso a partir de 1750 começou a se falava “cor de marron”.

 

9. Couvert

O couvert no Brasil é diferente do couvert na França. No brasil o couvert é como a nossa “entrada/tira gosto”, mas na França significa talheres. Se você quiser pedir a entrada diga: entrée.

A grande parte das influências francesas no vocabulário se fixaram no domínio da gastronomia e da moda, já que a França, exerceu durante muito tempo influência no Brasil. Principalmente durante o reinado de D. Pedro que era um dos mais elegantes de todos, pois nessa época muitos artigos luxuosos chegavam da França como: vinhos, decoração, artigos de moda etc.

Continue aprendendo mais sobre a língua e a cultura francesa!

Nós preparamos uma lista de conteúdo gratuito para você aprender mais sobre a língua e a cultura francesa! São diversas videoaulas, dicas de pronúncia, curiosidades sobre a cultura francesa e muito mais. Para acessar o conteúdo é simples: basta se cadastrar e começar a estudar!

 

Comentários