Oportunidade para descobrir o patrimônio europeu

A- A+

Que tal poder descobrir em dois dias os segredos do Palais de l’Élysée, a sede da presidência francesa; o interior do Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris; os bastidores da casa de espetáculos Lido, na avenida dos Champs-Élysées; ou ainda apartamentos do Hôtel Lauzun, um prédio particular na Île Saint-Louis que teve entre seus moradores  o poeta Charles Baudelaire?

Pois é, esses e outros lugares marcantes da paisagem e da história parisienses poderão ser visitados neste fim de semana, quando ocorrem as Jornadas Europeias do Patrimônio. Evento com quase três décadas de vida, sempre ocorrendo no terceiro fim de semana de setembro, ele possibilita a moradores e visitantes de diversos países europeus conhecerem locais normalmente fechados ao público ao longo do ano.

Só na França, no ano passado, 12 milhões de pessoas aproveitaram os dois dias para visitar museus, prédios governamentais, castelos, teatros, instituições de ensino, edifícios particulares e outras joias do patrimônio francês. Em 2011, com o tema “A viagem do patrimônio”, a organização da Jornada pretende enfatizar o intercâmbio cultural e as influências recíprocas entre os diferentes países europeus na constituição do patrimônio cultural atual.

Além das visitas propriamente ditas, há diversas animações e ateliês propostos por associações ligadas a uma área de conhecimento específica. Por exemplo, domingo (18), nas Arenas de Lutécia, no 5º arrondissement, a associação Gladius Scutumque fará uma apresentação de roupas civis e militares do período galo-romano. Além disso, para os adultos, haverá um ateliê sobre os idiomas latino e gaulês. E  para as crianças, uma brincadeira com escudos e espadas em látex, com a demonstração de movimentos e táticas militares dos soldados romanos.

Para quem estiver em Paris ou em qualquer outra das cidades participantes, é uma oportunidade única para aprender e se divertir. Para quem não pode estar lá, vale a pena fazer uma visita ao site dedicado ao evento ou à página sobre o assunto dentro do site da Prefeitura de Paris.

Bonne journée!


Guilherme Reed

 

Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Quer viajar para a França e conhecer outros lugares legais de Paris e ainda não fala francês? Conheça o melhor curso de francês online sobre Viagem e Turismo!