Ópera Nacional de Paris – Palácio Garnier

A- A+

Você já assistiu O Barbeiro de Sevilla, de Rossini? A Viúva Alegre, de Franz Lehár? Ou Cinderela, com o bailarino Rudolf Nureev?
Pois então reserve seus ingressos para assistir em uma das mais tradicionais óperas francesas, a Ópera Nacional de Paris. Os melhores espetáculos de dança, teatro e música do mundo são encenados nos palcos do hoje chamado Palais Garnier.

A Ópera também mantém a companhia “Paris Opera Ballet“, prestigiada no mundo e reconhecidamente a mais antiga e tradicional companhia de balé, que reproduziu praticamente todos os grandes balés de repertório. O balé já acompanhou divas internacionais como  Elisabeth Schwarzkopf, Renata Tebaldi, Christianne Castelli, Régine Crespin e Leontyne Price.

 

Palácio Garnier

Além de assistir a um espetáculo, vale a pena fazer uma visita guiada pelo Palácio Garnier. O desafio do arquiteto Charles Garnier era construir um edifício contendo três fachadas com o mesmo grau de importância e beleza. O arquiteto conseguiu combinar com maestria o Renascimento e o Barroco de forma muito equilibrada.

No interior do edifício, inaugurado em 1875, os lustres possuem a dupla função de iluminação e cenário para o próprio público. O grande salão ricamente decorado é local de passeio dos expectadores durante os intervalos. O luxo da decoração e da arquitetura destacam-se na grande escadaria confeccionada em mármore de diversas cores. As janelas e o conjunto de espelhos acentuam ainda mais a dimensão. O esplêndido teto feito pelo pintor Paul Baudry relembra temas históricos da música. No centro do salão, há o busto do arquiteto.

O Palácio apresenta exposição rememorando artistas líricas e dramáticas do século XIX a XX, entre elas a mítica Nina Caballeri, considerada na época a mais linda mulher do mundo. Decoração, vestimentas e jóias magníficas das cenas realizadas fazem parte do acervo e raramente são expostas ao grande público.

Há a possibilidade de visitas individuais a 9 euros (desaconselhável pela burocracia) e visitas guiadas cujos preços e horários variam conforme a estação do ano e a idade. As visitas em francês acontecem todos os dias, mas o melhor é telefonar antes de se aventurar.

 

Sueli Gutierrez

 

Sua viagem para Paris está programada e precisa dar uma acelerada no francês. O Melhor de Paris também selecionou o melhor curso de francês para você aprender em tempo recorde com professores nativos. Conheça o Curso de Francês Online. Plataforma virtual do Grupo IFESP.