Onde os Parisienses apreciam a leitura?

A- A+

Como já se sabe, os meses de julho e agosto são os meses de férias escolares de verão na Europa, inclusive na França. Mesmo assim, as bibliotecas parisienses continuam com suas atividades, não somente para incentivar a leitura como também para oferecer diversos eventos culturais.

Nos meses de inverno os franceses ficam restritos a ambientes fechados. Porém, quando os jardins começam a florescer, aproveitam ao máximo os espaços abertos e a natureza. Desde pequenos recebem incentivos de familiares e da escola para viajarem através da imaginação com a ajuda da leitura, razão pela qual não é raro encontrarmos nas praças pessoas de todas as idades com um livro na mão e mergulhados na leitura.

Praças e parques

Uma das praças mais utilizadas para a tranquilidade de uma leitura é a Batignolles, o maior espaço verde do 17° arrondissement. Um belo jardim com pequenos vales, cachoeira, riacho, caverna e um minilago. O jardim estilo inglês tem no seu solo uma flora internacional. Quando bater a fome, alguns restaurantes no entorno oferecem cozinhas típicas.

parque des Buttes Chaumont, por sua vez, lembra o parque “haussmannien”. Um dos mais bonitos de Paris, possui um clima romântico e uma abundância de pássaros de espécies próprias do clima da região. Também encontramos patos selvagens, gansos, cines, etc. O parque, bastante escarpado, possui alguns mirantes e uma ponte suspensa. Ambos foram criados durante o império de Napoleão III, que tinha especial preocupação em urbanizar a cidade com jardins e parques.

As bibliotecas exercem vários papéis além de empréstimo de livros e leitura. Promovem exposições,  encontros, concertos, projeções e contratam contadores de histórias para crianças e adolescentes durante o verão.

Se o tema te inspirou a dar uma caminhada ao parque é melhor confirmar os horários de abertura, pois conforme a estação do ano ou o dia eles têm horários diferentes ou estão fechados. O site oficial das bibliotecas parisienses possui uma agenda com 200 atividades diferentes que acontecem durante todo o ano. Consulte neste site.

Você também quer dar um mergulho na leitura francesa em maravilhosos parques como um verdadeiro parisiense? Comece seu curso de francês online: os cursos de francês do IFESP!

Quer estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Conheça também nosso blog sobre universidades francesas!