Turismo gastronômico: pratos franceses que você precisa provar!

A- A+

Uma viagem inesquecível requer muito mais do que uma visita aos principais pontos turísticos de um determinado lugar. Viajar é, na essência, se abrir para experimentar outras realidades culturais, respirar novos ares e sentir diferentes sabores.

É por isso que, quando pensamos na França – por mais que sejamos tentados a imaginar somente aqueles pontos turísticos com os quais nós sempre sonhamos -, não podemos nos esquecer de que, a fim de vivenciar o país em sua completude, devemos nos entregar também ao turismo gastronômico.

Quer incluir, no seu roteiro de viagem, o melhor da culinária francesa? Confira, a seguir, três pratos típicos franceses que você não pode deixar de provar!

1. Cassoulet

Originário da região de Languedoc-Roussillon, o cassoulet é um cozido tradicional análogo à nossa feijoada, mas preparado à base de feijão branco. Quanto às carnes, as mais comuns são salsichas, linguiças, carne de porco, carne de pato e carne de cordeiro.

Cassoulet

2. Soupe à l’oignon

Reza a lenda de que a soupe à l’oignon, prato tipicamente invernal, é infalível para a cura de ressacas e que, em dias difíceis, é uma verdadeira fonte de energia! Sabia que esse prato é tão famoso na França que pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante, do mais simples ao mais refinado? 

Anote a dica: a sopa de cebolas caramelizadas fica ainda mais deliciosa quando gratinada com queijo emental!

Soupe à l’oignon

3. Gratin Dauphinois

Simples mas saboroso! Cremoso e, ao mesmo tempo, com uma crocância leve! O gratin dauphinois, oriundo da província de Dauphiné, consiste num gratinado de batatas e ainda leva, em sua composição, leite, nata e noz moscada. 

Gratin Dauphinois

Ficou com água na boca? Quando planejar seu roteiro de viagem pelas terras francesas, inclua também as comidas típicas que você deseja provar. Além dos pratos que citamos, há ainda o escargot, a quiche lorraine, o foie gras, o ratatouille, a galette bretonne…

O fato é: se você quer uma experiência cultural rica, não pode passar pela França sem desfrutar daquela que, em 2010, foi incluída pela UNESCO na lista de patrimônios imateriais da humanidade – isto é, a culinária francesa!

Além de experimentar todos esses pratos franceses maravilhosos, o melhor é prepará-los, não é mesmo? Você que sonha em ser um grande chef de cozinha francesa sabe que o contato com a língua é inevitável. O CFOL preparou um artigo que fala da importância do francês para aqueles que sonham em estudar gastronomia na frança.

Comentários