Músicas brasileiras na língua francesa!

A- A+

Assim como a gastronomia na França é um importante patrimônio cultural, a música para os brasileiros pode ser facilmente considerada uma das nossas artes mais refinadas. Não à toa, diversas delas foram adaptadas para a língua francesa. Já demos algumas dicas de músicas para aprender francês, e hoje traremos para vocês uma lista das canções que vocês já conhecem, agora afrancesadas. À savoir:

 

Garota de Ipanema – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

A segunda música mais ouvida no mundo não tardou a ganhar sua versão francesa: La fille d’Ipanema. As mais conhecidas são interpretadas por Nana Mouskouri e Jacqueline François:

 

 

Águas de Março – Tom Jobim e Elis Regina

Com a tradução fiel à obra original, o sucesso de Tom Jobim e Elis Regina também está presente na língua francesa, na voz do falecido Georges Moustaki:

 

Chiquita Bacana – Emilinha Borba

A norte-americana naturalizada francesa Josephine Baker também entra na nossa lista, adaptando a marchinha de Carnaval para a língua francesa:

 

Eu sei que vou te amar – Toquinho e Vinicius de Moraes

A temporada que cantor francês Henri Salvador passou no Rio de Janeiro o inspirou para arranjar sua versão de Eu sei que vou te amar:

 

Você – Tim Maia

O cantor israelense Mike Brant adaptou o hino atemporal de Tim Maia para a nova língua apenas um ano depois do lançamento da original:

 

Os seus Botões – Roberto Carlos

Em 2014, Mireille Mathieu se inspirou no ritmo e na melancolia da música do Rei para sobrepor sua letra:

 

 

Funeral de um Lavrador – Chico Buarque

A canção que alude às questões agrárias no Brasil durante o regime militar ganhou adaptações para o Italiano e para o Francês. Foi Frida Boccara, cantora e ativista humanitária que assumiu a responsabilidade de traduzi-la para a língua francesa:

 

Coração Vagabundo – Caetano Veloso

A compositora e intérprete brasileira Bïa Krieger, que também adaptou diversas músicas de Chico Buarque, canta “Coeur Vagabond”, embalada pela bossa nova brasileira:

 

 

Conhece mais alguma? Conta pra gente nos comentários!

Continue aprendendo mais sobre a língua e cultura francesa! Nós preparamos uma lista de conteúdos para você com: curiosidades sobre cultura francesa, dicas de pronúncia, orientação para estudos na França e videoaulas de francês intermediário:

Comentários