Música francesa para aprender francês

A- A+

Nós preparamos uma lista de músicas essenciais para aqueles que estão aprendendo francês ou querem começar a aprender o idioma. Lembrando que temos uma playlist de música no spotify, em que estão todas essas músicas que vamos falar agora e vários outras. O objetivo é que você esteja sempre em contato com o francês: no metrô, no ônibus, em casa, na faculdade, no trabalho, em todo lugar!

1 Mon amour – Ben L’oncle Soul

A música fala de um homem que está sofrendo por amor, aparentemente sua amada o deixou e ele revive algumas situações passadas com ela.

Nela você pode aprender a utilização da preposição “en” do francês quando Ben pede para o amor dele não o culpar / não ficar chateada com ele : Mon bébé, ne m’en veux pas. Além disso, o subjuntivo aparece algumas vezes quando Ben fala de sua vontade que sua amada fosse sábia: J’aimerais que tu sois sage. Ou quando ele usa o subjuntivo depois da conjunção “pour que” (que sempre pede subjuntivo).

2 La javanaise – Serge Gainsbourg

A música conta a história de amor de um casal, que se apaixonou dançado a javanaise, Javanesa em português e que depois dessa dança, eles não ficaram mais juntos, por isso ele diz: Nous nous aimions le temps d’une chanson (nós nos amamos o tempo de uma canção).

Essa é uma ótima música para aprender palavras novas como: J’avoue, que quer dizer “eu admito”. Ou quando ele fala para que sua amada não se entristeça: Ne vous déplaise, assim também vemos que no francês oral, Serge não usou o “pas” na negativa.

“Ne vous déplaise” é uma daquelas velhas frases que levam a marca da sintaxe do francês antigo, onde o subjuntivo não foi necessariamente precedido por “que” para expressar um desejo. “N’en déplaise à, ne vous en déplaise, ne vous déplaise ” significa “que cela ne vous déplaise pas” / “que isso não te desegrade”. A expressão também pode ter o significado irônico de “se você gosta ou não”.

Podemos aprender também como dizer que você tem vontade de algo, quando Serge diz que tem vontade de ver em sua amada esse amor: J’avais envie de voir en vous cet amour.

 3 Et moi, et moi, et moi – Jacques Dutronc

A música é uma crítica a nossa alienação em relação ao mundo, ele descreve várias situações nas quais ele pensa depois ele esquece: J’y pense et puis j’oublie.

Essa música é uma boa música para aprender francês, pois ela não tem muitas palavras muito complicadas. Contudo, é uma música interessante para ver a preposição “y” em contexto, já que ele repete várias vezes: J’y pense et puis j’oublie.

4 Elle a les yeux revolver – Marc Lavoine

A música conta de uma mulher que tem os olhos “revólver”, um olhar que mata e que ela o conquistou. Ele vai passando por pequenas características de sua amada que o fazem a amar.

Essa é uma boa música para ouvir a utilização de advérbios de comparação e intensidade como: “si” e do “tellement”, quando ele diz que ela é muito bonita: Elle est si belle e quando ele diz que ele a ama realmente muito: je l’aime tellment si fort

5 Elle me dit – MIKA

Agora uma música mais atual do MIKA, que fala de uma mãe que acha que seu filho está perdendo tempo e que ele precisa tomar um rumo, por isso o nome da música é Elle me dit: ela me diz.

Logo no início vemos o futur simple do francês, quando MIKA canta que sua mãe lhe diz que se ele escrever uma música alegre ele se tornará milionário e, com isso, ele terá um motivo para ficar orgulho de si mesmo: tu deviendras milliardaire, t’auras de quoi être fier. O imperativo também aparece, quando sua mãe diz “vá, se mexe”: Vas-y, secoue-toi. E a frase mais repetida na música, para aprender um novo vocabulário, o verbo “gâcher”, já que sua mãe lhe pergunta por que ele desperdiça sua vida: Pourquoi tu gâches ta vie?.

 

Que tal ter acesso a vários conteúdos que vão te ajudar a estudar francês? Nós preparamos uma lista de conteúdos para você com: videoaulas, cultural francesa, dicas de pronuncia, dicas para estudos na França e videoaulas de francês intermediário.

 

 

Comentários