Livros franceses para aprender ainda mais francês

A- A+

Nós já falamos sobre músicas para aprender francês, sobre filmes para aprender francês e hoje vamos falar de livro francês para aprender a língua francesa! Porque ler também é uma parte muito importante do aprendizado da língua francesa, além de ser um hábito dos cidadãos franceses!

Encontre um lugar bem confortável e se prepare para conhecer alguns livros muito legais e que ainda por cima vão fazer você aprender ainda mais  a língua francesa! On y va mes amis!

1. Jean de La Fontaine – Fables

As fábulas de La Fontaine, devido às sua temáticas, podem parecer ser fáceis de entender. Porém, o vocabulário e o uso do passé simple no lugar do passé composé pode atrapalhar algumas pessoas na hora da leitura. Por isso, para que você aproveite a leitura recomendamos para pessoas com o nível A2 e nível B1.

2. Julio Verne – Vingt mille lieues sous les mers

Esse livro é um clássico e é o favorito de muitos franceses. O livro se passa em 1866, quando uma forte ansiedade reina sobre os oceanos. Um monstro do mar assustador foi visto em vários mares por vários navios. Uma expedição é organizada a bordo da fragata americana Abraham Lincoln. Ela tem a bordo o capitão Faragutt, o canadense Ned Land, o famoso naturalista francês Aronnax, do Museu de Paris, e seu fiel conselheiro nacional. O objetivo desta expedição é livrar os mares desta ameaça abominável.

O livro não apresenta grandes dificuldades de vocabulário, mas devido a sua riqueza de detalhes pode ser um livro cansativo de ler para os que ainda estão nos níveis básicos.

3. Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand

Esse livro é uma peça de teatro escrita em 1987, escrita inteiramente em forma de poema. Seus personagens principais são: Cyrano de Bergerac, um herói romântico que combate a estupidez, a mentira e a covardia, e é conhecido por ser muito inteligente e ter o dom da palavra. Ele ama Roxana, uma jovem inteligente que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais. Contudo, Cristiano também a ama, porém ele não é inteligente e então conta com a ajuda de Cyrano para conquistá-la. A partir daí, a peça vai se desenrolar em uma trama de amor e drama.

O livro possui linguagem poética e por isso pode não ser fácil no quesito vocabulário. Ele é recomendado para estudantes do nível intermediário B1.

 

4. Eugène Ionesco – Rhinocéros

Obra teatral de Eugène Ionesco, publicada em 1957, o livro francês faz parte do “movimento do absurdo”, movimento que denuncia o absurdo da vida. O livro conta a história de um mundo que as pessoas virão rinocerontes e com isso elas matam outras pessoas, e é na verdade uma grande denúncia ao nazismo que está escrita nas entrelinhas dessa história absurda.

Essa é uma leitura mais densa, por isso, recomendamos para os que se encontram no nível intermediário (B1 e B2).

5. Un amour de Swann – Marcel Proust

Un Amour de Swann é parte do primeiro livro francês Recherche du Temps Perdu de Proust, Le côté de Chez Swann, obra que conta com um total de 7 livros. Essa parte do primeiro livro é tão importante e irreverente que ela foi publicada separadamente, como um outro livro. Claro que o ideal seria ler os 7 volumes da Recherche du Temps Perdu, já que Proust elabora toda uma teoria ao longo dos livros. Ainda assim, para um primeiro contato com Proust ler somente Un amour de Swann pode ser um bom início.

Ler Proust não é fácil, porque o autor é conhecido por ter uma escrita confusa, o que dificulta sua leitura, além do uso de um vocabulário muito específico. Assim sendo, recomendamos para níveis avançados (C1 e C2).

Ainda não sabe o seu nível de francês?

Teste seu nível de francês gratuitamente através da nossa plataforma e saiba qual livro, dos que a gente indicou, é o mais adequado ao seu nível de francês!

saiba-seu-nivel-de-frances

Comentários