Levar dinheiro para o exterior

A- A+

Na hora de viajar para o exterior é normal surgir a dúvida de quanto e de como levar o dinheiro. Hoje em dia existem muitas formas seguras e econômicas de levar e também de receber dinheiro no exterior em caso de emergência.
Principalmente para o início da viagem é recomendável levar parte do seu dinheiro em espécie, muitas vezes já na moeda do país, para evitar perdas financeiras.

Na Europa

O euro é a moeda com curso legal para aproximadamente 330 milhões de pessoas em 17 países da UE. O símbolo do euro é €. As notas e moedas em euros são idênticas em todos os países, mas cada país cunha as suas próprias moedas com uma face comum e uma face nacional própria. Todas as notas e moedas podem ser utilizadas em todos os países da UE que adotaram o euro, incluindo muitos dos seus territórios e regiões situados fora do continente europeu, como os Açores, as Canárias, Ceuta e Melilla, a Guiana Francesa, Guadalupe,  Madeira,  Martinica, Mayotte,  Reunião e São Pedro e Miquelon. É possível trocar a sua moeda por Euro em qualquer banco ou agência de câmbio.

As taxas de câmbio mais recentes podem ser consultadas no site do Banco Central Europeu. Existem também conversores de moedas muito práticos para efetuar esses cálculos. Nos países europeus fora da zona do euro, muitos hotéis, lojas e restaurantes, especialmente nas regiões turísticas, aceitam pagamentos em euro, bem como em suas moedas nacionais, embora não sejam obrigados por ele a ter esta aceitação.

Pode-se entrar ou sair da União Europeia com uma soma inferior a 10.000 euros em dinheiro líquido (ou uma soma equivalente em outra moeda) sem ter de declará-la. Qualquer montante igual ou superior a 10.000 euros deve ser declarado às autoridades alfandegárias. Estes controles de dinheiro líquido destinam-se a combater a lavagem de dinheiro e outras formas de criminalidade.

Quer viajar para a França mas ainda não fala francês? Conheça o melhor curso de francês online.

O Melhor de Paris também te ajuda a preparar sua viagem para a França com outras dicas. Confira!

Quer ir para França não como turista mas como estudante? Também te oferecemos a solução e todas as informações que você precisa. Conheça já nosso blog sobre universidades francesas!