O Jardim de Luxemburgo: um passeio para todos os gostos

A- A+

São incontáveis os parques e os jardins que se espalham por toda a Paris. Encantadores, cada um à sua maneira, muitos deles não apenas são considerados pontos turísticos como também fazem parte do dia a dia dos parisienses.

Dentre todos, porém, há um que merece maior destaque: o Jardin du Luxembourg. Esse é, com certeza, um dos lugares mais bonitos, mais frequentados pela população local e mais visitados pelos turistas que se aventuram na França.

O Jardim de Luxemburgo tem já quatrocentos anos de história. Juntamente com o Palácio de Luxemburgo – atual sede do Senado Francês -, foi encomendado pela viúva do rei Henrique IV, Maria de Médici, em 1612.

E, ao longo dos séculos, o espaço foi bastante ampliado, de modo que, atualmente, é considerado o maior parque público da França! São aproximadamente 22 hectares repletos de lindos gramados, árvores antigas, flores variadas e pequenos lagos.

Para quem vai à Paris, o Jardim de Luxemburgo é uma parada quase obrigatória. Contando com muitas atrações, as quais são bem diversificadas entre si, trata-se de um passeio delicioso que satisfaz todos os gostos. 

Então, se você gosta de arte…

…saiba que o parque é conhecido por ser um verdadeiro museu a céu aberto, no qual cerca de 106 esculturas estão expostas. Há monumentos em homenagem às rainhas da França, a Beethoven, Stendhal, Baudelaire, Verlaine, George Sand (pseudônimo da baronesa de Dudevant, Aurore Dupin), entre outros tantos.

Além disso, vale citar o Museu de Luxemburgo, que recebe exposições temporárias, e o coreto, onde, na primavera e no verão, costumam ocorrer concertos. Legal, não é?

Mas se você gosta de se exercitar…

…além de fazer caminhada, você também pode aproveitar as várias quadras esportivas que existem na extensão do parque. São quadras de basquete, quadras de pétanque (jogo tipicamente francês parecido com o jogo de bocha) e, principalmente, quadras de tênis.

O espaço também é usado, ao longo da semana, para aulas de diversos tipos, como, por exemplo, aulas de tênis, de basquete e de artes marciais.

Se você quer passear com as crianças…

…temos certeza de que elas vão se divertir e adorar o Jardim de Luxemburgo! É possível brincar no parquinho, andar no carrossel de madeira, ver o teatro de marionetes, comandar, sentado no gramado, um barquinho a vela que flutua nas águas do lago, entre muitas outras atividades. 

Na hora da fome, há dois restaurantes rústicos dentro do parque, os quais servem deliciosas iguarias francesas. Nas redondezas, entretanto, as opções de cafés, lanchonetes e bistrôs são inúmeras. 

Porém se, no fim das contas, você apenas busca um canto de paz…

…pegue seu livro e se sente em um dos milhares banquinhos do parque. 

É verdade que, diariamente, o movimento de pessoas é bastante grande. Nas áreas principais, você estará sempre acompanhado por centenas de desconhecidos – eles leem, conversam, apreciam a paisagem e jogam xadrez. Mas, não se engane: se procurar bem, descobrirá que o jardim segreda espaços mais vazios e reservados, genuínos cantinhos de paz.

Dá vontade de voar para Paris e se aventurar no Jardim de Luxemburgo agora, não dá? Quando estiver na Cidade Luz, tente reservar um dia inteiro para curtir o parque em tudo o que ele tem para oferecer.

Gostou desse conteúdo? Nosso blog tem outras dicas para você ter um roteiro incrível na Cidade Luz. Confira!

Se você é um aventureiro, tenho certeza que vai adorar as dicas do CFOL -Curso de Francês Online para conhecer outros pontos turísticos em Paris. Melhor ainda se for acompanhado dos amigos.

Comentários