Festival na França: conheça alguns!

A- A+

Inspirado no Descompliquê, o podcast do IFESP, hoje vamos falar de festivais na França! Você já foi a um festival na França? Gostaria de participar de algum deles? A França adora festivais, o país sedia diversos eventos de músicas, filmes e gastronomia. Vamos falar sobre alguns deles:

Festivais franceses no Brasil

Se você não está podendo ir agora para a França, existem alguns festivais franceses de cinema no Brasil. O Festival Varilux de cinema é um deles, o festival acontece em todo o Brasil, mais precisamente em 60 cidades brasileiras e traz diversos filmes franceses. Outro grande festival francês é o My French Film Festival, que falamos sobre já aqui no blog. Esse último é um festival online e gratuito que tem como intuito difundir o cinema francês no mundo.

Festival de vinho na França

festa do vinho bordeaux

Via Wine tour in France

Festival do vinho de Bordeaux é um dos mais famosos do mundo e acontece a cada dois anos. Os participantes compram um caderno de ticket e podem trocá-lo por uma taça de vinho, o que permite aos vários castelos mostrarem seus vinhos. Marie, ex-tutora no IFESP, acentua que é bem agradável, pois o festival acontece durante o verão e de noite conta com fogos de artifícios.

Musilac

Via Festicket

O Musilac é um festival de música, localizado na região Rhône-Alpes perto de Aix-les-bains. Segundo Eleonore, antiga moradora da região antes de vir morar no Brasil, é um festival muito legal, principalmente porque, durante o verão, fica especialmente bonito o lago da cidade, onde acontece o festival. O Musilac também acontece em outras cidades da França, por isso durante o inverno você também pode visitá-lo, por exemplo, na cidade de Chamonix.

Fête de la musique

via Sortir à Paris

A Fête de la musique (Festa da música) é um festival na França que acontece no solstício de verão. É um festival de música que acontece na rua e é promovido pelo governo, parecido, por exemplo, com a virada cultura que acontece em São Paulo, mas que nesse caso é só de música e acontece simultaneamente em toda a França.

La folle journée

vai Wikipédia

 

O festival La folle Journée, é um festival na França de música clássica, que acontece todo os anos em Nantes.  Ele reúne novos compositores e torna possível ao público o acesso à música clássica. Os preços dos tickets variam entre 0 e 30 euros, dependendo do concerto que você verá.

Biennale du design

Via RFI Savoirs

A Biennale du design acontece todos os anos em Saint-Étienne, capital UNESCO do design na França. O festival é uma referência para os amantes do design, já que além de reunir muitas exposições sobre o tema, conta também com muitos ateliers.

Fête des lumières

Via Lyon Capitale

A Fête des lumières (festival das luzes) é um festival de projeções na cidade! O centro de Lyon fica repleto de projeções que as pessoas podem escolher visitar a partir do panfleto do evento.

E o preço dos festivais?

 

O preço do ingresso depende da cidade e do festival. Os mais famosos costumam ser mais caros, mas os menores podem ser mais acessíveis, custando em torno de 30 euros.

One thought on “Festival na França: conheça alguns!”

Comentários