Festival de Cannes: conheça mais sobre!

A- A+

O Festival de Cannes está na sua 72° edição e acontecerá no entre os dias 12 e 25 de maio de 2019! O banner oficial da premiação homenageia Agnès Varda, grande cineasta francesa falecida esse ano. A foto oficial já é em si emblemática, mostrando todas as grandes características pela qual Agnès era conhecida: audácia, inovação e paixão. A artista transmite seu grande ensinamento na frase: « Je ne suis pas une femme cinéaste, je suis une cinéaste. » (“Eu não sou uma mulher cineasta, eu sou uma cineasta”), ela sempre lutou pelos direitos das mulheres. Para conferir na íntegra o cartaz deste ano, acesse o site oficial do festival.

O propósito do festival de Cannes

O Festival permanece há anos fiel à sua vocação fundadora: revelar e dar visibilidade a obras de qualidade e que contribuam para a evolução do cinema, promovendo o desenvolvimento da indústria cinematográfica no mundo e celebrando a 7ª arte.

Por isso o festival convida diversos cineastas do mundo inteiro e constitui um momento importante na carreira de muitos deles, que depois de passarem por Cannes tendem a ganhar cada vez mais notoriedade e suporte para que seus trabalhos possam progredir.

As categorias do festival

Pensando em abrir a maior quantidade de portas possível, as categorias do festival são pensadas visando mostrar além dos grandes filmes, curta metragens e filmes que estão fora da competição.

Os filmes que estão competindo são enquadrados na categoria Compétition. Além disso,os filmes considerados originais esteticamente, o que lhes asseguraram uma grande difusão no mundo, são apresentados na categoria Un Certain Regard.

Fora da competição oficial, outros filmes também são apresentados como uma forma de aumentar a representatividade no festival. As categorias na qual esses filmes são apresentados são as seguintes: Hors Compétition, Séances Spéciales, Séances de minuit, Cannes Classics e Cinéfondation.

Os principais filmes indicados esse ano (2019)

Dentre os filmes aguardados na premiação desse ano está Matthias & Maxime de Xavier Dolan e Dolor y Gloria de Pedro Almodóvar, que trará em cena mais um vez Penélope Cruz e Antonio Bandeiras juntos, ambos os filmes estão concorrendo ao prêmio máximo o Palme D’or.

Alguns filmes brasileiros estão nessa premiação como Bucarau, do diretor pernambucano Kleber, mesmo diretor de Aquarius. Também no filme O Traidor o Brasil marca presença por fazer parte da produção com os dois paulista do filme Que Horas ela volta?: Caio e Fabiano Cullane.

Alguns filmes que ganharam no festival de Cannes

O prêmio de maior prestígio atribuído pelo festival é a Palme D’or, o único filme brasileiro e sul-americano a ganhá-lo foi O Pagador de Promessas, de 1962 dirigido por Anselmo Duarte. Talvez você conheça alguns dos filmes que já ganharam outros prêmios na premiação, dentre eles estão os clássicos Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, e Volver, de Pedro Almodóvar, por exemplo. Alguns filmes brasileiros já ganharam a premiação como O cangaceiro, de 1953, escrito e dirigido por Lima Barreto, e a adaptação de um clássico da literatura brasileira: Vidas Secas, de 1963, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

O pagador de promessas

Enquanto não der para ir até Cannes, confira nossas sugestões de filmes e séries franceses no Netflix.

Conheça mais sobre a cultura francesa

O Curso de Francês Online (CFOL) está recheado de cursos bônus dentro da plataforma que ficam abertos para todos os alunos. Dentre eles está o curso que fala de cinema!

Comentários