Feiras de artesanato em Paris

A- A+

Quem não gosta de levar uma obra original como lembrança de um país?

As feiras de arte e artesanato são uma ótima opção para visitar, passar um dia agradável, conhecer artistas e apreciar suas obras e ao mesmo tempo comprar aquela pintura original que tanto gostou, levando-a como lembrança de sua estadia em Paris. Por isso, destacamos dois mercados bem interessantes a visitar.

 

Le Marché de la Bastille

Todos os sábados, os artistas e artesãos de todos os horizontes se encontram e expõem suas obras contemporâneas ao ar livre no Marché de la Bastille, para um encontro imediato, direto e caloroso com o grande público no Boulevard Richard Lenoir. Considerado a maior galeria de arte a céu aberto da França, possui mais de 1.500 artistas cadastrados, que fazem parte dele de forma permanente ou ocasional.

A diversidade artística e o artesanato multicultural criam um dinamismo vivo e familiar, propiciando a aproximação entre os artistas. São pintores, escultores, fotógrafos, grafistas, modelistas, designers e ceramistas, enfim, uma reunião de criadores que se encontram para escapar da solidão das quatro paredes de seus ateliês e atraídos pelo desejo de serem vistos pelo público. A feira está instalada sobre o canal Saint Saint-Martin que foi coberto em 1860 por Haussmann. Antes, usado pelos insurgentes como linha de defesa.

Endereço: Boulevard Richard Lenoir, Entre a Bastille et Bréguet-Sabin.

 

Marché de la Création

A feira mais conhecida pelos turistas é o “de la Création”, em Montparnasse. A vocação do mercado é a exposição de obras originais assinadas e as séries limitadas, com no máximo dez unidades. Também encontramos pintura em seda e poesia-texto.

O acesso do artista ao mercado para comercializar as obras passa por comissão de artistas que se reúnem com frequência e o resultado da decisão obedece a critérios técnicos da obra. Como o mercado anterior, alguns artistas são permanentes e outros participam ocasionalmente. Essa alternância faz revigorar o mercado com novas e boas produções. A exposição acontece todos os domingos, das 10h até o cair da noite.

Endereço: Metrô Edgar Quinet, Próximo à torre de Montparnasse

 

Quer descobrir mais sobre a Cidade Luz? Confira as outras dicas!