Por que os franceses são considerados como sujos?

A- A+

Os franceses não tomam banho! Mito ou Verdade?

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!
Mas porque essa aversão dos franceses à higiene pessoal? Tudo isso é, na realidade, devido à História da França.

Na Antiguidade, os franceses ainda eram pessoas “limpas”, pois frequentavam os banhos públicos diariamente. Mas no século 15, as termas mistas, consideradas como lugares de prostituição e libertinagem pela igreja católica, foram fechadas. Além disso, se banhar nu era considerado como uma atitude pagã e um incentivo à masturbação. Acredita-se que o rei da França Luís XIV, conhecido como o rei Sol, morreu aos 75 anos e só tomou um banho na sua vida (depois de uma cirurgia)?!!

No entanto, no século 19, depois de uma epidemia de cólera e graças às descobertas de Louis Pasteur sobre o papel das bactérias nas doenças, a França viveu um movimento higiênico. (Já era tempo!). O acesso à água encanada em todo o território francês desde os anos 80 certamente melhorou as coisas, mas não resolveu totalmente o problema. De acordo com o diretoria do Centro de Tratamento da Água, apenas 20% dos franceses lavam as mãos antes das refeições, e a maioria da população também não o faz depois de ir ao banheiro. Mas, paradoxalmente, 90% lavam as mãos antes de cozinhar.

Mas, a ideia do francês sujo não passa de uma percepção. Será que os franceses se lavam pouco ou os outros é que se lavam muito?

Conheça e aprenda mais sobre a cultura francesa com o CFOL – Curso de Francês online do Grupo IFESP.

13 thoughts on “Por que os franceses são considerados como sujos?”

  1. Eu queria ser como os franceses so tomar banho de 2 em 2 dias. Era muito Legal e muito bacana. Eu já estive na França e passei uma semana sem tomar banho unicamente por causa do frio. Mais eu so fazia me banhar algunhas partes do corpo. Adorei a frança e essa Linda historia de não se tomar banho na França por causa do frio. Eu so queria ser uma francesa da vida!!!!!!

  2. A França eh Linda e muito maravilhosa e eu como brasileira, so queria ser uma francesa da vida para curtir esse tal de não se tomar banho ou se banhar naturalmente. Eu topava essa onda com muito amor pelo amor dos irmãos franceses. E achava ate um barato total e eu usava ate aquelas roupas compridas assim como eles usam também e so mudam de 4 em 4 semanas. Eu achava um barato total e me dominava muito bem com essa turma que não tomar banho. Mais os produtos franceses eu usava todos os dias em meu corpo para não ficar tão fedentino assim. Eu tinha que ter seja la o que fosse para passar em meu corpo para ter mais ou menos um cheirinho de francês abençoado todos os dias. A França eh um barato total e eu amei essa Linda Historia de não se tomar banho todos os dias. Mais passar pelo menos bons produtos perfumados em todo o corpo. Bendita seja a França. Amem!!!!!!!.

  3. Eu Katia Barretto, de manhã cedo quando eu me levanto as 7,30 da manhã primiera coisa que eu faço eh correr para o banheiro fazer as minhas necessidades e depois vou tomar um poderoso banho onde eu demoro umas 2 horas no meu banho para sair muito cheirosa e super limpar. Eu tomo banho pela manhã, a tarde e a noite quando eu vou dormir e se brincar ainda tomo banho ha altas horas da noite para o meu sono ser mais confortavel ainda. Sou extremamente muito Limpa com o meu corpo. Tenho o meu corpo muito limpo com muito cuidado especial e ainda passo creme hidratante supre-perfumado, sou uma pessoa muito limpa aos estremos, graças a Deus. Uma uma pessoa super-limpa e super-perfumada. Tenho uma super-higiene no meu proprio corpo desde quando eu era pequena. A limpesa eh muito boa para o nosso bem estar e para o bem da nossa saude. Sou muito limpa aos estremos em meu corpo. Tenho uma pele muito Limpa e super-perfumada. A limpesa corporal eh tudo em minha vida. Tenho produtos de limpesa corporal que são todos americanos e poucos brasileiros. Adoro estar perfumada todos os dias, todas as horas e todos os tempos da minha vida. So ando cheirosa e super-perfumada a rigor. Isto eh tudo na minha vida!!!!!

  4. Eles não cheiram bem,não todos. Melhor ir no inverno, mesmo assim você passa por algumas pessoas fedorentas. Cidade linda , um sonho, mas nem tudo é perfeito.

  5. Tive uma colega francesa! Muito linda! Quase a pedir em namoro! Mas quando percebi que se tratava de uma garota sebosa, desisti! É da cultura,mas precisamos de mais higiene! Não é preciso exagerar! Pois todo excesso é sobra! Em poucas hs do dia,depois de uma boa higienização, já ficamos passados! Precisamos de pelo menos dois banhos ao dia! Imagine vc fazer suas necessidades pessoais todo dia e guardar pra se Limpar dois dias depois? Terrível! Misturas de xixi,fezes,suor etc…ter coragem de enfrentar um namoro e um sexo completo sem banho! Vc vai se envolver numa imundice! Capaz até de contrair uma infecção! Deus é mais! Deus criou a água, o homem o sabonete e o shampoo pra diversas utilidades! Temos que nos banhar!

  6. Esse comentário é para Katia, tomar banho é uma coisa, mas você não tem consciência do desperdício de água, tá hora de levar a sério e ser mais responsável.

  7. não me imagino passando tanto tempo sem tomar banho, eu sei que lá é frio e tal mas… e o chuveiro elétrico?
    acho que deve ser um produto vendido no mundo todo né?!

Comentários