Eventos culturais franceses em São Paulo Agosto 2015

A- A+

Tem interesse em conhecer melhor a cultura francesa? Não perca os próximos eventos que aconteceram neste mês!

TEATRO

O oposto coreográfico de Bataille

O espetáculo Bataille é uma confrontação entre dois atores físicos – Hassan Razak, especialista em percussão corporal, e Benoit Canteteau, acrobata. Essa bat alha joga com os opostos: o interior e o exterior da narrativa, a alternância entre humor e angústia, e as idas e vindas entre realismo e abstração. Esses paradoxos evidenciam as relações antagonistas entre o Eu e o Inconsciente, que se confrontam e que provocam, inevitavelmente, decepções, violências, alegrias, dominações, submissões.

DATA: 15/08 às 21h e 16/08 às 18h

LOCAL: SESC Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo

PALESTRAS

Ciclo mutações e o novo espírito utópico

Concebido e organizado pelo filósofo Adauto Novaes, Ciclo Mutações deste ano propõe a reflexão sobre as perspectivas criadas pela revolução tecnocientífica e biotecnológica, com o objetivo de analisar os dois mundos da utopia – do humanismo e do pós-humanismo. o ciclo trará diversos palestrantes internacionais, incluindo Catherine Malabou, David Lapoujade, Frédéric Gros, Jean-Michel Besnier e Jean-Pierre Dupuy, além de Francis Wolff, que ministrará a palestra de abertura do evento.

DATA:  Abertura 12/08 às 19h30, com palestra “As três utopias da modernidade”, de Francis Wolff 27/08 às 10h30, palestra “A utopia dos corpos”, de Frédéric Gros

LOCAL: Auditório SESC Vila Mariana – R. Pelotas, 141, São Paulo

MÚSICA

O poderoso trio de Laurent de Wilde

Laurent de Wilde começou sua carreira ao piano tocando regularmente na banda do trompetista Eddie Henderson, com quem gravou quatro álbuns. Em 1993, ganhou o prêmio Django Reinhardt pelo disco Colors of Manhattan. Também escritor, Laurent publicou em 1996 o livro Monk, sobre a vida do pianista americano Thelonius Monk, com o qual ganhou os prêmios Charles Delaunay e o Pelleas Award, como melhor livro de jazz. Neste espetáculo, ele apresenta o repertório de seu novo disco Over The Clouds, acompanhado de Donald Kontomanou (bateria) e Bruno Rousselet (contrabaixo).

DATA e LOCAL: 27/08 às 21h | JAZZ NA FÁBRICA – SESC Pompeia | R. Clélia, 93, São Paulo

29/08 às 20h | FESTIVAL JAZZ & BLUES – SESC Piracicaba | R. Ipiranga, 155, Piracicaba

30/08 às 18h | FESTIVAL JAZZ & BLUES- SESC Jundiaí | Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jundiaí

Viola francesa na sala São Paulo

Sob a regência de Jaime Martin, o reconhecido violista francês Antoine Tamestit realiza concerto com a OSESP na Sala São Paulo.

DATA E LOCAL: Hector BERLIOZ – Harold na Itália, Op.16 | Joaquín TURINA- Danças Fantásticas, Op.22 | Manuel DE FALLA – El Sombrero de Tres Picos: Suítes no 1 e 2

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Jaime Martín regente | Antoine Tamestit viola
6 e 7/08 às 21h | 8/08 às 16h30 | Sala São Paulo | Pça. Júlio Prestes, 16, São Paulo

Garioud em única apresentação

Em turnê pelo Brasil promovida pelas Alianças Francesas, o violoncelista francês Romain Garioud e o cravista brasileiro Fernando Cordella fazem uma única apresentação em São Paulo, com repertório que inclui J.S. Bach, Gregorutti, Boccherini e C.P.E. Bach. Parte de uma brilhante geração de violoncelistas franceses, Garioud foi vencedor de diversos prêmios internacionais.

DATA: 11/08 às 20h30

LOCAL: Teatro Aliança Francesa

General Jardim, 182, São Paulo

ARTE/ EXPOSIÇÃO 

Papilios no MAC Sorocaba

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba recebe uma exposição de fotos do francês Raphael Blum, artista que percorre o mundo atrás de seus personagens e vai buscá-los no meio da multidão. Ele estabelece uma relação direta com as pessoas que fotografa, pedindo que posem para suas fotos. Desse diálogo, surgem individualidades surpreendentes, ricas de significados, fortes em si mesmas. Mas os retratos são, ao mesmo tempo, recortes de uma vasta trama social, fragmentos de um tempo urbano, de coletividades.

DATA: 8/08 a 11/10

LOCAL: MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba Chalé Francês – Av. Dr. Afonso Vergueiro, s/n
Em frente a Estação Ferroviária

Charlie Hebdo é homenageado

A 42a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba presta uma homenagem às vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro. O cartaz oficial de 2015, que traz a frase “Nós somos Charlie” e foi criado pelo cartunista belga O-Sekoer, pseudônimo de Luc Descheemaeker, tem uma ilustração do Parque do Engenho Central, local onde se realizará o Salão, com um lápis no lugar de uma de suas chaminés. Outra reverência à tragédia ocorrida em Paris estará presente em uma das 13 mostras paralelas. Com o nome “Um desenho para Charlie”, o evento terá trabalhos sobre os significados, reflexos e desdobramentos do ataque no semanário francês. Cartunistas brasileiros e estrangeiros foram convidados a enviar um desenho sobre o tema.

DATA: De 22/08 a 4/10

LOCAL: Parque do Engenho Central | Av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba

Mudanças climáticas em foco

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade, que envolve organizações da sociedade civil, órgãos públicos, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas, por meio de atrações que acontecerão em diversos locais da Grande São Paulo. A França participa do evento apresentando duas exposições: “60 solutions face au changement climatique” e “Le dérèglement climatique”, da Universcience.

60 SOLUTIONS FACE AU CHANGEMENT CLIMATIQUE

DATA: De 12/08 a 1/09

LOCAL: Parque de Ciência e Tecnologia da USP/CienTec | Av. Miguel Stéfano, 4200, São Paulo

LE DÉRÈGLEMENT CLIMATIQUE

DATA :De 27/08 a 15/09

LOCAL :Parque Villa-Lobos | Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, São Paulo

Solos de acrobacia e poesia

WillyGoodWood é uma trilogia circense: um solo de acrobacia, um de arame e um duo de acrobacias, que convidam o público a descobrir o circo em um clima de rock’n’roll. O espetáculo foi criado por dois artistas da companhia francesa BAM: Natalie Good, americana, formada na Escola Nacional de Circo de Montreal no Canadá, e William Thomas, francês, formado no CNAC – Centro Nacional das Artes do Circo da França. Atua em colaboração o músico francês Jérémy Manche, do Conservatório de Música de Lyon.

DATA: 21 e 22/08 às 20h30

LOCAL: FILO Londrina (Festival Internacional de Teatro) – Teatro José Zanelli

DATA: 29/08 às 15h

Local: Festival Paulista de Circo de Piracicaba – Lona Arrelia, Pq. do Engenho

CINEMA

Curtas em cena

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega a 26 edição trazendo produções de diversos países. Mais de 20 filmes franceses fazem parte da programação, entre eles Essa é a história (Voilà l’enchaînement), da diretora Claire Denis. O Festival ainda recebe dois diretores franceses que vêm ao Brasil para apresentar seus filmes. Uma é Maïmouna Doucoure, que dirigiu o curta Mamãe(s) (Maman(s)), sobre a história de Aida, de 8 anos, que vive nos subúrbios parisienses e cuja vida muda quando o pai volta do Senegal. Outro diretor que vem ao Brasil é Nicky Naudé, que apresentará o filme Reencontros (Retrouvailles). Com o apoio da Embaixada da França no Brasil, o curador do Festival de Clermont- -Ferrand, Tim Redford, também estará em São Paulo para o evento.

DATA :De 19 a 30/08 |

LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som, CineSESC, Espaço Itaú Augusta, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo e Cine Olido

A escola de Babel

Com o tema “Ao mestre, com cinema”, o Cinéclub apresenta A escola de Babel (La cour de Babel), dirigido por Julie Bertuccelli. O documentário mostra o dia a dia de uma escola secundária no 10o arrondissement de Paris, onde uma turma de alunos imigrantes entre 11 e 15 anos de idade aprende lições de francês.

DATA: Dia 30/08 (Ingressos a partir de 27/08)-Café da manhã às 9h30 e exibição às 10h30

LOCAL: Reserva Cultural | Av. Paulista, 900, São Paulo

Para mais informações sobre a cultura francesa e outros eventos entre em contato conosco: (11) 3031-3599 [email protected]

 

Comentários