10 dicas para não parecer um turista em Paris

A- A+

Não tem problema nenhum você parecer um turista estando em Paris, essa é a primeira coisa que precisamos ressaltar. Porém, existem dois pontos muito importantes que gostaríamos de aborda com os turistas que vão visitar a cidade luz: tentar sair do clichê de Paris e respeitar a cultura do local. O primeiro é porque você vai conseguir ter uma experiência bem mais interessante em Paris, além de descobrir locais novos, diferentes daqueles tão compartilhados no instagram (isso não quer dizer que estamos falando para vocês não irem na Tour Eiffel ou na Champs Élysées!). O segundo ponto é muito importante para você não ser um turista “sem noção” e desrespeitoso. Feito essa introdução, voici nossas dicas parisienses.

Espere do lado da porta no metrô

Não fique esperando na frente da porta do metrô, pois esse é o local de saída de quem está dentro do vagão, por isso espere do lado. Outro ponto importante dentro do metrô é saber que a porta dos vagões não abre sozinha, são as próprios passageiros que abrem com a ajuda de uma “alavanca”, então se você estiver perto da porta, que seja só porque você vai sair e se você for sair, abra a porta.

Não comer na Champs Élyzées

Claro que você precisa visitar a Champs Élyzées, mas isso não significa que você tem que comer por lá, já que a comida é muita cara nos verdadeiro restaurantes, ou se não, quando ela é acessível, é ruim. A dica é passear pela Champs Élysées e ir comer nos locais não turísticos, mas adorados pelos parisienses, como o Marché des enfants rouges. Nós falamos dos pontos de Paris amados pelos parisienses em um outro artigo do blog.

Não coloque cadeados em LUGAR NENHUM

As pessoas acham fofo colocar cadeados nas pontes e até mesmo na Tour Eiffel, mas isso é extremamente desrespeitoso, além de prejudicar a estrutura dessas construções históricas. Colocar cadeados na pontes é proibido pela prefeitura desde 2015. Tudo começou com a Pont d’art, a famosa “cadenas d’amour”, sobre a qual falamos no nosso vídeo do Francês en 1 minute.

Vá nas padarias de bairro

Essas boulangeries famosas, que você vai encontrar em toda esquina, às vezes, até no metrô, não tem os melhores croissants, além de serem caras. Caminhando pelos bairros de Paris é onde você vai achar as melhores boulangeries e pâtisseries parisienses. Precisa de dicas do que comer em uma boulangerie ou em uma pâtisseries (muitas vezes elas estão juntas)? Nós temos dois artigos sobre isso: 5 comidinhas para comer na boulangerie e Top 5 histórias de pâtisseries.

Faça um pique-nique nas margens do rio

Os parisienses adoram fazer pique-nique na margem do rio Sena. O melhor de tudo é que esse é um passeio simples, mas que te dá tempo de observar toda a beleza de Paris cuidadosamente. Passe na boulangerie, compre uma baguette, depois vá ao supermercado e compre queijo e vinho, pronto! O seu pique-nique francês está pronto, por mais clichê que pareça, os franceses AMAM isso.

Tente falar francês

Você não é obrigado a falar francês para visitar a França, mas algo que vai ser muito simpático da sua parte é começar falando em francês, por exemplo, o básico: bonjour e merci. Com essas duas palavras, suas interações com os francófonos vão começar bem melhor, mesmo que depois você mude para inglês, o importante é tentar falar um pouquinho de francês.

Use um lencinho

Vai aí uma curiosidade cultural importante, os franceses odeiam o barulho de “fungada”. Sabe quando você está doente e ao invés de assoar o nariz você fica fungando? Pois é, isso é considerado MUITA falta de educação na França. Por isso, assoe o nariz, não importa se você está na frente das pessoas, o importante é assoar o nariz!

Seja criativo

Aquelas famosas fotos segurando a pirâmide do Louvre já está “batido”, use a sua imaginação!

Paris não é só a Torre Eiffel

Sim, a Torre Eiffel é o grande símbolo de Paris, porém você vai descobrir as belezas dos pequenos lugares inéditos da cidade. Aproveite para tirar algumas fotos e “de quebra” ter fotos incríveis e originais.

Saia do Instagram e curta a cidade!

Tudo é novidade, queremos tirar várias fotos, mas não se esqueça de curtir o momento. Fazer uma viagem é também um momento para se desconectar, por isso aproveite ao máximo a sua imersão na cultura francesa.

Será que não está na hora de aprender francês?

A sua experiência em Paris pode ser ainda mais linda quando você sabe falar francês, já que você consegue vivenciar muito mais a cultura do país quando sabe falar sua língua oficial. Então, você precisa conhecer a metodologia única e tecnologia avançada do CFOL, o curso de francês online do Grupo IFESP.  

 

One thought on “10 dicas para não parecer um turista em Paris”

Comentários