Quais são os segredos da elegância da moda francesa?

A- A+

Todos nós sabemos que, no que se refere à moda, a França se destaca! Além do país ser uma figura central na história da indumentária, Paris é considerada uma das principais capitais do mundo fashion e muitas das maiores e mais afamadas grifes tiveram sua origem, justamente, em solos franceses. Chanel, Dior, Saint Laurent, Louis Vuitton, Céline… e a lista não tem fim!

É interessante perceber, porém, que, longe das passarelas e para além das marcas de luxo, a essência da moda francesa se mostra ainda mais característica e marcante no dia a dia dos grandes centros urbanos, no bom gosto e na elegância das pessoas comuns.

Quer desvendar os segredos do estilo francês? Confira, a seguir, as nossas apostas para o que boa parte da população local prioriza na hora de se vestir. Com certeza, você vai poder constatar cada uma delas quando, finalmente, estiver andando pelas ruas e avenidas da França! Olha só!

1. A versatilidade das peças clássicas

O valor do simples, do básico, do clássico! Existem peças atemporais, que são versáteis, nunca deixam de ser elegantes e jamais saem de moda. 

O estilo francês preza, por exemplo, pela alfaiataria, pela calça jeans com lavagem denim e pela camisaria. Esta última, inclusive, é vista em todo canto o tempo todo. Homens e mulheres usam e abusam das camisas – brancas, de linho, com as mangas dobradas… -, garantindo visuais chiques mas descontraídos.

2. A força das cores neutras 

Para reafirmar o minimalismo, o bom gosto sem exageros, o branco, o preto, o cinza, o bege, o marrom, o azul marinho e outros tons neutros dominam as ruas de Paris. Muitas pessoas têm apostado e ousado na monocromia. Outras não dispensam as estampas clássicas – sabe a marinière, aquela típica camiseta com listras horizontais? É um clichê francês que se confirma!

3. O destaque no detalhe

O grande segredo é combinar itens básicos com detalhes que fazem toda a diferença! No estilo francês do dia a dia, o grande destaque vai para os acessórios, os quais harmonizam com o look, tornando-o mais divertido!

Um exemplo disso é o amplo uso de lenços estampados – eles aparecem amarrados na bolsa, no cabelo, no pescoço das mulheres – e também das meias coloridas – à mostra, já que os homens costumam vestir calças com a barra mais curtinha. É chique e fashionista!

Juntos, esses três fatores dão o tom geral da moda francesa: ao mesmo tempo, espontânea e sofisticada, simples e detalhista, discreta e chique!

Agora que você desvendou todos os segredos da moda francesa, o que acha de colocar em prática e criar um look digno de um(a) parisiense? Em nosso outro artigo listamos as principais lojas para se conhecer em Paris.  

Comentários