Curiosidades sobre Nantes

A- A+

Para os que estão acompanhando nossa viagem virtual através das 13 regiões da França sabe que já passamos por: Lyon, Saint Étienne, Paris, Bordeaux e Rennes. Hoje vamos para Nantes!

Nantes é uma cidade realmente fascinante, ela é conhecida pelo seu grande engajamento político na França. A cidade também possui ainda muito de sua arquitetura medieval, o que lhe dá um charme a mais. Além disso, é também uma cidade muito criativa, sendo a cidade onde nasceu Júlio Verne, escritor de Viagem ao centro da Terra!

Vamos viajar para Nantes? C’est parti!

 

Nantes foi palco de uma grande resistência protestante

Na metade do século XVI a França era palco de uma guerra religiosa entre cristãos e protestantes. As primeiras perseguições contra aqueles que aderem às novas ideias começa em 1520 e vai alcançar seu auge em 1562, quando a guerra religiosa realmente começa, perdurando até 1598, época em que é assinado o Tratado de Nantes (L’édit de Nantes) pelo Rei Henri IV. Esse foi o primeiro tratado que tentou dar fim a guerra religiosa que alastrava o país.

Infelizmente com a morte de Henri IV a relação dos protestantes com o reino piora. Durante o reinado de Louis XIII, ocorrem duas guerras religiosas que dão fim ao partido protestante. Os protestantes, com isso, não podem mais defender suas causas.

Essa guerra só vai conhecer seu fim em 1787 quando é assinado o Tratado de Versailles (L’édit de Versailles).

 

As máquinas de Nantes

Les machines d’île, fazem parte de um projeto incrível idealizado por François Delarozière e Pierre Orefice. Eles se propõem em construir animais mecânicos em tamanho monumental. Em uma visita a galeria você pode se deparar com diferentes tipos de animais como: aranhas, formigas, aves, todos eles em suas versões mecânicas. Além disso, a galeria também disponibiliza os projetos das máquinas, para os visitantes darem uma olhada. Uma das novidades presentes no local é a possibilidade dos visitantes espiarem a próxima grande escultura, a Arbre aux Hérons, que terá 30 metros de altura e só ficará pronta em 2020.

Dentre as atrações mais famosas está o Grand éléphant. Imagina subir em cima de um elefante mecânico de 15 metros de altura? Essa é a proposta de uma das mais famosas máquinas de Nantes. Você pode descobrir o interior desse elefante mecânico e ainda apreciar a vista do alto dele.

île de machine nantes

 

Château des ducs de Bretagne

Depois de passear pelo centro da cidade de Nantes vale a pena visitar o Château des ducs de Bretagne. Um castelo bem no estilo medieval que foi fundado pelo rei da Bretanha no século XIII, tendo sido usado também como fortaleza de proteção.

nantes chateau

 

Arte de rua

Nantes se consolida cada vez mais na arte de rua. Passear pela cidade é se deparar com diversas manifestações artísticas que colorem a paisagem da cidade. Seja em uma lata de lixo, ou no canto de um muro, Nantes está repleta de cores e artes.

french street artnantes street art

 

Ficou com vontade de visitar Nantes? Conta pra gente aqui nos comentários o porquê.

Lembramos que no mês de Novembro o Curso de Francês Online -CFOL, do grupo ifesp, lançou a Black Novembre que te dá até 70% de desconto nos cursos de francês. É só se cadastrar que você recebe seu cupom de desconto. Está aí uma ótima oportunidade para viajar para a França já falando francês!

 

 

Comentários