Conheça a cidade de Nancy!

A- A+

Praça Stanislas

A praça Stanislas é um patrimônio mundial da UNESCO, ela foi reconstruída por Estanislau I da polônia, depois de ter sido devastada. Lembrando que Estanislau é o mesmo que falamos no post sobre as pâtisseries, um dos contribuidores para a criação da sobremesa baba au rhum. Isso tudo porque o ducado de Lorraine, do qual Nancy era a capital, foi dado ao Estanislau em 1737.

A praça foi um dos grandes projetos de Estanislau e servia para ligar a cidade velha medieval de Nancy à cidade nova construída no reinado do duque de lorraine no século XVII.

 

École de Nancy

A École de Nancy lança o que é chamado de Art nouveau na França, sendo a inspiração principal dessa configuração de arte procurar formas vegetais e animais, figuradas pelo artistas em madeira, vidro e ferro. A École de Nancy é uma espécie de sindicato dos industriais da arte e dos artistas de decoração, que tenta se constituir nas províncias, para a defesa e o desenvolvimento dos interesses industriais, comerciais e do trabalho no país, construindo ambientes educacionais e culturais favoráveis ao florescimento das indústrias de arte. O seu maior principio era promover a arte decorativa, cruzando a arte e a indústria. Um bom exemplo do estilo art nouveau é a villa Majorelle, mansão do industrial  Louis Majorelle, construída de 1901 a 1902.

O projeto da casa de três andares, de Sauvage e Weissenburger, representa o exemplo da implantação da arquitetura Art Nouveau em Nancy, com várias janelas semicirculares e decorações florais cobrindo os exteriores. Majorelle produzia as ferragens, assim como os móveis internos, os painéis ou a majestosa escadaria.

 

Musée des beaux arts de Nancy

É um dos mais antigos museus da França, criado em 1793. O museu abriga as principais correntes de artes da Europa, do século XIV aos dias de hoje, grande parte dessas obras foram recolhidas depois da Revolução Francesa, obras de grandes artistas podem ser apreciadas: Pérugin, Rubens, Caravage, Rodin, César e Grandville.

 Musée des beaux arts de Nancy

Fête de Saint Nicolas

A Fête de Saint Nicolas acontece todos os anos na cidade de Nancy, esse ano ela começa dia 23 de novembro e vai até 6 de janeiro. A festa conhece seu auge no final de semana do Saint Nicolas. Dentre as atrações dessa festa tem: o Vilareijo de Saint Nicolas, composto pelo mercado de natal da cidade, uma roda gigante, pista de patinação do gelo, espetáculo de vídeo projeção, fanfare des enfants e o grande desfile de natal. Sabe o motivo dessa festa? Em várias regiões do leste da França, pero da Bélgica e da Alemanha, as comemorações do St Nicolas são mais importantes que Natal, por isso a fête de Saint Nicolas é tão importante na cidade.

 

Gastronomia

Como não conseguimos decidir sobre quais das delícias encontradas em Nancy vamos falar, separamos algumas:

petit pâté lorrain: uma curiosidade dessa receita é que ela está no mais antigo livro de receitas francesas o Le Viandier de Guillaume Tirel. A receita consiste em lombo de porco enrolado e vitela enrolados em uma massa folhada.

petit pâté lorrain

via Laurent Mariotte

Quiche lorraine: essa é provavelmente a receita mais famosa da região, uma receita inclusiva conhecida dos brasileiros! A quiche feita com queijo, crème fraiche e bacon.

Quiche lorraine

Bouchée à la reine: massa folhada em forma cilíndrica que envolve um recheio delicioso de salpicão, normalmente é um prato servido na entrada.

Bouchée à la reine

Via CuisineAZ

Bergamote de Nancy: bombom levemente ácido, quadrado e de cor dourada, perfumado com óleo essencial de bergamota.

Bergamote de Nancy

Ficou com vontade visitar Nancy? Já visitou a cidade? Conta pra gente nos comentários.

Comentários