Como é a Páscoa na França?

A- A+

A Páscoa é um feriado internacional, justamente por fazer parte da tradição cristã. Esse feriado, por ganhar diferentes configurações ao redor do mundo, na França, não seria diferente. Vamos descobrir algumas tradições da Páscoa da França? C’est parti !

pascoa_curso_de_frances_online

Quem traz os ovos são os sinos e não os coelhos

Paques-curso de frances online

Via La France pittoresque

 

Sim, vocês não ouviram errado, na França a lenda é que os sinos trazem os ovos, bem diferente da tradição do Brasil, em que contamos para as crianças que os coelhos que os trazem.

Segundo a Eléonore, assistente pedagógica do IFESP, grupo do qual O Melhor de Paris faz parte, a lenda está relacionada ao “jeudi saint”, ou seja, à quinta-feira santa. Nesse dia, reza a lenda francesa que os sinos foram para a Roma e voltaram espalhando ovos pelo caminho, sendo assim o início da tradição de fazer as crianças procurarem os ovos espalhados pelos sinos.

 

Os coelhos de chocolate

Se você está sentindo falta do coelho nessa história toda, fique tranquilo, pois na França é comum encontrar coelhos de chocolate na época de páscoa. Contudo, o chocolate ganha a forma de outros animais também, por exemplo, a de galinha, ou até de peixe. Segundo a Eléonore, esses chocolates são realmente uma arte, além de serem muito bonitos.

Paques_curso de frances online

via Les chocolats de Chloé

Denúncia! Não tem ovo recheado, mas tem chocolate artesanal

Essa é uma invenção totalmente brasileira, até onde a gente saiba. Em contrapartida, existem alguma fábricas na França que se especializam em chocolates artesanais, eles existem ao longo do ano, mas na época da páscoa eles são mais fáceis de seu produzidos. Você pode encontrar chocolate com diferentes tipos de castanhas, por exemplo. Nós inclusive falamos onde você pode achar as melhores chocolateiras da França em um dos nosso artigos: O melhor do chocolate francês em cinco nomes!

Continue conhecendo mais sobre a língua e a cultura francesa!

Nós preparamos uma lista de conteúdos gratuitos para você aprender mais sobre a língua e a cultura francesa! São diversas videoaulas, dicas de pronúncia, curiosidades e muito mais. Para acessar o conteúdo é simples: basta se cadastrar e começar a estudar!

Comentários