Comemore o dia internacional das mulheres em Paris!

A- A+

No dia 8 de março, o mundo inteiro comemora o dia internacional das mulheres… e Paris também!

A cidade de Paris tem uma programação para o dia das mulheres seguindo o tema dos direitos e liberdades, da sexualidade, do IVG e da contracepção.

 

Entre os vários eventos se destacam:

  • A manifestação pelos direitos das mulheres

Organizada por várias associações às 14h30 na Bastille em Richelieu-Drouot.

  • O desfile “Toutes en motos”

Onde o coletivo convida todas as mulheres motoqueiras a desfilar em comemoração ao dia da mulher. O desfile tem como objetivo lutar contra os estereótipos de gênero já que essa atividade é considerada como masculina. Para a quinta edição desse evento, as motoqueiras desfilarão da Esplanade du Château de Vincennes às 14h até o Trocadéro. A participação é gratuita!

  • centenário da Marguerite Duras,

Para celebrar famosa autora francesa, será organizada uma mesa redonda com várias escritoras, universitárias e atrizes francesas. Esse encontro tem como objetivo debater sobre a posição de Marguerite Duras nos movimentos feministas, nos quais ela nunca se engajou, mas sempre esteve ligada. A autora refletiu em vários dos seus trabalhos sobre as noções de feminilidade, masculinidade, sexualidade, escritura feminina, a relação com os homens no meio literário, o desejo e a homossexualidade. Na bibliothèque Buffon, às 15h.

  • Sessão de fotos gratuita HUG ME

Quem não gosta de um bom abraço? No dia 8 de março, para celebrar o dia da mulher, será realizada uma sessão de fotos gratuita HUG ME!, projeto criado pela fotógrafa Karine Paoli. Será tirada uma foto de costas (para imitar o abraço), uma de frente (retrato de quem está destinado ao abraço) e uma mensagem para a pessoa escolhida com uma música. O projeto tem como objetivo incentivar projetos e exposições na Galeria de Arte GALRY, onde será realizada a atividade a partir das 15h, e também, claro, de espalhar um pouco de amor pelo mundo…

  • Campanha foto com baton vermelho

Outro projeto incentivado pelas redes sociais convida os homens a postar uma foto com batom vermelho em solidariedade ao combate contra as violências de gênero. Celebridades ou completos desconhecidos mandaram e continuam mandando (até dia 8 de março) suas fotos. Participe!

Conheça mais sobre a cultura francesa

O Curso de Francês Online, escola virtual do grupo IFESP, possui cursos de francês para todos os níveis e objetivos. Além disso, nós do IFESP presamos muito pelo aprendizado contextualizado, por isso, dentro da plataforma você encontrá diversos cursos bônus, nos quais você conhecerá mais sobre a cultura francesa! Entre em contato conosco e saiba mais!

Comentários