Cinema Le Louxor em Paris

A- A+

Louxor – Palais du Cinéma

Para quem desce na estação de metrô Barbès-Rochechouart, na região norte de Paris, já se depara com essa fachada que anuncia qualquer coisa de monumental. De fato, para quem passa pela esquina dos boulevards de la Chapelle e Magenta, o cinema Le Louxor, construído no início da década de 20, impressiona pela sofisticação de sua arquitetura neoegípcia e pela riqueza de alguns de seus detalhes na decoração, como as paredes feitas em mosaico colorido.

Sofisticação e riqueza que ficaram um tanto esquecidas durante duas décadas. Mas que desde julho de 2010 passa por uma reforma completa com o intuito de devolver aos parisienses um local de prestígio e de promoção do cinema de qualidade.

Situado em uma região que ganha a cada ano mais e mais destaque no cenário cultural da cidade, o cinema faz parte de um grupo de cinemas lendários de Paris, ao lado do Pagode, do Rex e do Cigale. Projetado pelo arquiteto Henri Joseph Zipcy e inaugurado no dia 6 de outubro de 1921, ele possuía uma única sala com 1.195 lugares! Quando for reinaugurado no primeiro semestre de 2013, abrigará três salas e terá um Café-Club no terraço com uma bela vista para a igreja do Sacré-Coeur.

 

Guilherme Reed

Foto: Le Louxor en 2013. crédit. Art graphique et Patrimoine.

 

Quer aperfeiçoar o seu nível de francês para acompanhar os filmes no original? Conheça a plataforma virtual de francês do Grupo IFESP e aprenda a falar francês em tempo recorde. Não perca tempo, faça sua inscrição!