O Cinema mais antigo do mundo reabre suas portas!

A- A+

 

FRA<ARCHIVES U FILM A BOIS D'ARCYTodos conhecemos essa famosa história da primeira projeção de cinema : os 250 espectadores sentados no escuro, viram frente a eles um trem se aproximar. E ele se aproximava cada vez mais… Muitos saíram correndo dessa primeira projeção comercial de longa metragem, pensando que um trem ia atravessar o cinema. Não se sabe se isto é realmente verdade, o fato é que agora é a nossa  vez de entrar correndo nesta sala, mais de cem anos depois.

La_Ciotat_Cinéma_Eden

 

 

O famoso cinema Eden, localizado numa cidade do Sul da França, reabrirá suas portas depois de 32 anos de luta pela sua renovação. Teremos a ocasião única de reviver o que os irmãos Lumières transmitiram pela primeira vez nesta sala tão mítica. Imagine colocar os pés no cinema mais antigo do mundo, onde muitos descobriram pela primeira vez essa mágica sensação quando as luzes se apagam…

 

O cinema Eden acolheu a sua primeira projeção em Março de 1899. A sala foi um cinema, mas também um teatro de Music Hall que acompanhou os primeiros passos de Yves Montand ou ainda Fernandel. Em 1982, logo após o assassinato do gerente do Cinema, o Eden caiu no abandono, e fechou tristemente suas portas vários anos mais tarde, depois de ter acolhido vários cineastas e artistas famosos na sua tela. Em 2008 nasceu o projeto l’Eden Theatre, que decidiu se lançar num enorme projeto de reforma ( 7 milhões de euros ), para dar vida novamente à sala de Cinema. As reformas foram realizadas de forma que a sala guardasse o seu aspeto mítico, mas também para poder acolher o grande público, afim de respeitar a imagem popular do cinema.

Para sua reabertura, o Cinema Eden propôs uma programação gratuita e existe um projeto de torná-lo um verdadeiro centro cultural. A inauguração foi realizada no dia 9 de Outubro de 2013 no Boulevard Georges Clemenceau com uma projeção na fachada da sala de curta metragens e está agora aberta ao público.

Comentários