OS CENTROS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DE PARIS

A- A+

Porque não tem só o Museu do Louvre ou o Centro Pompidou, veja abaixo uma seleção eclética para descobrir os outros centros de arte e cultura de Paris.

  • Institut Suédois (Instituto Sueco)

Numa propriedade particular do Marais, o Institut Suédois é o único centro cultural que a Suécia possui no exterior. Ele abriga uma coleção de mais de 600 pinturas, 5.000 obras (desenhos, aquarelas, gravuras), além de esculturas. Há também exposições temporárias, concertos, debates e eventos literários. Por fim, o “café sueco” e suas especialidades locais são uma atração a mais deste lugar cultural muito ativo de Paris.

Endereço: 11 rue Payenne 75003

https://paris.si.se/

  • Palais de Tokyo (Palácio de Tokyo)

Esse lugar, completamente reformado em 2012, conseguiu um grande sucesso com o passar dos anos. Tornou-se um dos maiores centros de arte contemporânea sem coleção permanente da Europa. O estabelecimento apresenta exposições de obras e artistas “não tradicionais” num espaço imenso de 22.000 m².

Endereço: 13, avenue du Président Wilson 75016

www.palaisdetokyo.com

  • Fondation Henri-Cartier Bresson

Num elegante ateliê do século 20 situado no bairro de Montparnasse, a fundação oferece 3 exposições ao ano que alternam entre as obras do fotógrafo e as de outros artistas.

Endereço: 2 impasse Lebouis 75014

www.henricartierbresson.org

  • La Maison Rouge (A Casa Vermelha)

Inaugurado em 2004, este centro cultural (que é uma fundação reconhecida de utilidade pública) tem por objetivo promover a criação contemporânea em todas as suas formas. A Maison Rouge apresenta tanto grandes coleções internacionais quanto jovens artistas em ascensão. O espaço, uma antiga fábrica restaurada, bem como o restaurante orgânico e moderno “Rose Bakery” fazem deste lugar uma parada obrigatória da arte contemporânea em Paris.

Endereço:  10, boulevard de la Bastille 75012

www.lamaisonrouge.org

  • Le Bal

Num beco sem saída do 18º arrondissement, esta galeria independente é dedicada essencialmente “à representação do real através da imagem”. Fotografia, novas mídias, vídeos… Le Bal oferece exposições, debates e encontros com artistas. Um verdadeiro centro cultural do bairro, localizado em um antigo salão de baile dos loucos anos vinte.

Endereço: 6, impasse de la Défense 75018

www.le-bal.fr

  • Galerie Martel

No 10º arrondissement, a Galerie Martel é um lugar imperdível para todos os fãs de desenhos e histórias em quadrinhos, no qual estão expostas as obras originais dos ilustradores mais conhecidos (Topor, Crumb, Spiegelman,…).

Endereço: 17, rue Marte 75010

www.galeriemartel.com

  • La Cinémathèque Française

Localizada desde 2005 no 12º arrondissement, a cinemateca é um verdadeiro museu do cinema que oferece tanto projeções de filmes quanto exposições temporárias. Um maravilhoso lugar cuja programação você pode confiar… de olhos fechados!

Endereço: 51, rue de Bercy 75012

www.cinematheque.fr

  • Maison Européenne de la Photographie

MEP – como seu nome indica – é um centro cultural dedicado à fotografia francesa e internacional dos anos 1950 até hoje. Além da biblioteca e da videoteca, as exposições apresentadas são muito populares entre os parisienses.

Endereço:  5-7, rue de Fourcy 75004

www.mep-fr.org

  • La Galerie de multiples

Um lugar original cujo objetivo é “participar da acessibilidade à arte contemporânea”. Um objetivo que a galeria busca atingir pela produção e difusão de obras originais múltiplas que colocam a questão da democratização da arte. Exposições ao longo do ano todo.

Endereço: 17, rue Saint-Gilles 75003

www.galeriedemultiples.com

  • Espace Fondation EDF

No bairro de Sèvres-Babylone (a poucos metros da bela praça Recamier), o Espace Fondation EDF oferece o ano todo diferentes exposições gratuitas, cujos temas abordam de maneira geral e sem surpresas, a eletricidade. Alojada numa antiga subestação de energia, o espaço também abriga, como seu nome indica, a fundação EDF, cujo objetivo é apoiar projetos de solidariedade, ciência, meio ambiente e integração.

Endereço: 6, rue Récamier 75007 Paris

www.fondation.edf.com

Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Quer viajar para a França e conhecer outros lugares legais de Paris e ainda não fala francês?
Conheça o melhor curso de francês online do Brasil!

Comentários