Cemitério Père Lachaise é atração turística em Paris

A- A+

 Paris oferece inúmeras opções turísticas e culturais, entre as quais as mais procuradas são a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Mas, quem quiser fugir dos passeios parisienses convencionais, não deixe de visitar o cemitério Père Lachaise. Isso mesmo, cemitério.

Não se trata de um passeio chato em ambiente fúnebre com lembranças negativas e desoladoras. Muito pelo contrário. Sem mencionar a sensação de vida proporcionada pelo número de parisienses, fãs e turistas que o visitam. O Père Lachaise parece mais um caldeirão de cultura, arte e história francesas, incrustadas por todos os lados. Ali se encontram túmulos dos mais consagrados artistas das artes e da política francesa. Alguns personagens nos remetem a períodos da infância, por termos lido a obra de um certo autor ou assistido a um determinado filme.

Uma das sepulturas mais visitadas, por exemplo, é a da cantora Édith Piaf, que encantou milhões de pessoas com a sua voz singular. O túmulo da intérprete de “La Vie En Rose” coberto de flores, denuncia claramente o carinho dos fãs. Próximo a ele, os restos mortais do pintor Amedeo Modigliani depositados em sepultura simples, mas não menos visitada pelos curiosos.

E para relembrar a infância, La Fontaine. Qual a criança que não leu ao menos uma de suas fábulas? Ele, que emocionou a garotada de várias gerações mexendo com o imaginário infantil e transformando os animais em gente para transmitir suas mensagens, tem o jazigo ao lado de Molière.  Caminhando um pouco mais pelas ruas do cemitério, encontramos os sepulcros do poeta  Guillaume Apollinaire, da atriz  Simone Signoret, do músico Frédéric Chopin e cerca de 150 personalidades importantes.

Obras de Arte

Até mesmo quem não se interessa por artistas, escritores, heróis e tumbas, pode apreciar as maravilhosas arquiteturas de alguns mausoléus, verdadeiras obras de arte, como o do escritor Oscar Wilde.  Projetado pelo polêmico artista Jacob Epstein, pioneiro na escultura moderna no Reino Unido, ele chocou a sociedade da época com o “Anjo”, escultura parecida a um Deus grego ou egípcio em posição de “voo”, mas em levitação. Dos braços encostados ao corpo, sobressaem as asas em vertical. A escultura, considerada indecente para os costumes da época, foi coberta com lona impermeável pelas autoridades francesas, mas depois liberada. Também sofreu vandalismo, teve sua genitália masculina quebrada por um visitante, que foi posteriormente restaurada com uma prótese de prata. A parede que sustenta a imagem recebeu a intervenção de centenas de apreciadoras femininas que deixaram a marca dos lábios com batom.

Um dos mais imponentes monumentos é o mausoléu de Marie-Elisabeth Demidoff, uma princesa da aristocracia russa, descendente de uma família que comercializava pele de animais e explorava minério. Projetado para ser visto de todos os ângulos, o mausoléu impressiona. O templo de mármore é sustentado por dez colunas. Na base do monumento, figuras de lobos, arminhos e grossos martelos de forja que representam as mercadorias por eles comercializadas. Existe também o argumento místico de que o lobo é símbolo de vampiro e o laço em frente ao mausoléu foi colocado para amarrar a vida com a morte.

A propósito do cemitério:

A rua tem o sugestivo nome “Rue du Repos”
É o maior e mais célebre dos cemitérios de Paris.
Possui diversos estilos de arquitetura: Império, Neoclássico, Neobizantino, Eclético e Napoleão III, são alguns deles.

Horário de abertura:
16 de Março a 5 de Novembro – De segunda-feira  a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, das 8h30 às 18h. Domingos e dias festivos, das 9h às 18h.
6 de Novembro a 15 de Março – De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30. Sábados, das 8h30 às 17h30. Domingos e feriados das 9h às 17h30.

Visitas guiadas aos sábados, às 14h30, sem necessidade de reserva. O ponto de encontro fica na entrada principal, entre o Boulervard de Ménilmontant e a Rue du Repos. Visitas guiadas em grupo podem ser feitas com reserva pelo telefone 01 71 28 50 82.
Fotos são autorizadas, mas a entrada de animais é proibida.
Veja neste site a lista de personalidades enterradas no Père Lachaise

Sueli Gutierrez

Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Gostaria de estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Nós te ajudamos a realizar seu projeto! Conheça nosso blog sobre universidades francesas!