Castelo de Fontainebleau mostra oito séculos de história

A- A+

Com oito séculos de história, o “Château de Fontainebleau” foi o único castelo habitado por todos os soberanos franceses do século XII ao XIX. De Napoléon à Sainte-Hélène, rainhas e imperatrizes arrastaram seus longos vestidos de veludo bordados em ouro e sobrecarregados  de rendas importadas pelos corredores reluzentes, enquanto os reis e imperadores organizavam reuniões a portas fechadas em amplos salões do palácio muito bem vigiados, para determinar o destino de seu reino.

Hoje, qualquer mortal amante das artes e da cultura pode se embrenhar pelos ambientes requintados do suntuoso palacete para alimentar o espírito e a alma com as ricas obras expostas.

Estilos

O símbolo do museu começa na entrada: as escadarias em formato ferradura dão um ar renascentista. O “donjon”, torre mais alta do castelo, ainda guarda o estilo medieval da França antiga. Ao longo dos séculos, porém, o palácio passou por reformas e ampliações, sofrendo a influência de diversos estilos, sem perder a elegância e o refinamento. O conjunto das obras de arte – mobiliário, escultura, pintura e decoração – e suas diferentes características estéticas testemunham a luxuosidade e o bom gosto de quem residiu.

A decoração e o mobiliário dos apartamentos foram praticamente preservados, respeitando as características e a preferência de cada membro da família real. Por essa razão alguns apartamentos possuem um conjunto de objetos e móveis de estilo e foram transformados em museus. A exemplo dos salões e museu chinês, que apresentam preciosa coleção de peças orientais do século XIX reunida pela imperatriz Eugênia. Ou então o “boudoir”, pequena saleta que antecede o quarto, de Marie-Antoinette, em estilo turco. O museu Napoléon, as galerias de pintura e de móveis, as capelas, os pátios e jardins completam o rico acervo do Fontainebleau.

Abertura

O castelo de Fontainebleau fica aberto de quarta a domingo, de abril a setembro, das 9h30 às 18h. e de outubro a março,  das 9h30 às 17h. Os portões para visita fecham uma hora antes do final.  Nos dias primeiro de janeiro, primeiro de maio e 25 de dezembro o castelo não abre. O museu disponibiliza audioguias em oito línguas que duram cerca de 1h30 (não tem em português).

Endereço: Château de Fontainebleau – 77300 – Fontainebleau. Telefone: 33 (0) 1 60 71 50 60

 

Quer descobrir mais sobre a Cidade Luz? Confira as outras dicas!