Brief.me: noticias da França em francês acessível!

A- A+

Entrevista com Sophie Munck, franco-brasileira, especializada em Management das Mídias da Universidade Paris-Dauphine, atualmente consultora em marketing e responsável pelo desenvolvimento comercial da Brief.me no Brasil.

 

Bom dia Sophie, você pode nos apresentar rapidamente o que é a Brief.me?

Lançado em 2015 em Paris por jornalistas profissionais, Brief.me é uma newsletter rápida e fácil de ler, que resume os principais acontecimentos do dia. Ousada, a Brief.me acredita que less is more, desse jeito, essa mídia acredita que um simples email por dia é o melhor jeito de se informar. A Brief.me faz parte das novas mídias, as slow media, e tem um só objetivo: ser uma janela do mundo e tranquilizar o seu leitor sobre o que está acontecendo. A nossa redação separa o que é essencial do que não é. Não tem entretenimento, celebridades, esportes e faits divers. Essa newsletter com notícias escolhidas a dedo tem como objetivo entregar uma percepção de qualidade às informações diárias, e tudo isso em um francês acessível. Somos uma mídia de notícias fundamentais para desmistificar a complexa realidade da França e do mundo.

Mas se a Brief.me é em francês, porquê essa mídia quer se desenvolver no Brasil? Quem é o seu público alvo aqui?

Estamos chegando a 7.000 assinantes e percebemos que por volta de 10% deles são estrangeiros que procuram melhorar o seu nível de francês. Afinal, a Brief.me é conhecida por tomar o dobro de cuidado na qualidade de seus textos. Nós acreditamos que podemos aumentar esse número no Brasil especialmente, um país apaixonado pela França.

Queremos alcançar os brasileiros que já falam francês, que estão no nível iniciante, e que querem melhorar o seu nível com cultura. Esses brasileiros se interessam pelo que está acontecendo na França e seguem, por exemplo, vários vídeos franceses na internet. Queremos oferecer a eles a possibilidade de seguir em francês as notícias da França e do mundo, de uma maneira fácil. Na era dos caça-cliques e do excesso de informação, os leitores estão desamparados. É difícil acompanhar a rapidez dos acontecimentos. É ainda mais difícil ter perspectiva sobre o que está acontecendo. Brief.me é o melhor jeito de entender as atualidades com calma e, ao mesmo tempo, melhorar seu nível em francês.

Como as informações são apresentadas na Brief.me? As notícia são só sobre atualidades do mundo ou variam um pouco?

O nosso foco é manter a atenção do nosso leitor e repassá-lo o essencial. À primeira vista, Brief.me pode parecer fria pois não tem fotos, apenas texto e infográficos em um simples e-mail. Também, ninguém é de ferro e sabemos que as notícias do mundo podem não ser tão fáceis, por isso também oferecemos um momento descontraído. Depois do resumo das atualidades, Brief.me comunica informações fora do comum e conselhos prático para o dia-a-dia nas partes Ça alors e Ça peut servir. É uma seção mais desinibida com informações inusitadas, práticas e é super relevante! Aprendemos como evitar uma pessoa que monopoliza a conversa em festas, que os albatrozes são utilizados para vigiar a pesca ilegal no Oceano indiano, ou até que é recomendável trocar nosso colchão de lado todos os 6 meses. Conte com essas informações para surpreender seus amigos em um jantar casual!

E como podemos virar assinante da Brief.me?

Como dito mais cedo, a Brief.me tem mais de 7.000 assinantes e nosso último estudo mostra que para mais de 50%, a nossa mídia é a sua principal fonte de informação. Os nossos assinantes confiam na Brief.me porque somos uma mídia imparcial, evitando publicidades para construir uma relação de confiança. Só testando pra entender, é por isso que oferecemos um mês gratuito sem compromisso para qualquer nova pessoa que está interessada. Depois desse mês, nós lhe oferecemos a assinatura que custa por volta de R$ 30 por mês ou R$ 20 por mês para a assinatura anual.

Gostou ? Aqui vai um exemplo de Brief.me e não se esqueça de se inscrever para o mês gratuito !

Comentários