Autolib – Aluguel de carros elétricos em Paris

A- A+

O sistema de aluguel de veículos elétricos foi inaugurado em 05/12/2011 em Paris. A iniciativa foi criada pela prefeitura da cidade com a intenção de diminuir a poluição do ar.

O projeto Autolib contará com 250 estações espalhadas por Paris e 44 distritos nos arredores da capital. Trata-se do mesmo sistema usado com as bicicletas e que faz um grande sucesso.

Quanto maior o tempo adquirido, maior o desconto: existem aluguéis anuais (120 euros), mensais (25 euros) e semanais (10 euros). A meia hora custa entre 5,50 (contrato anual) e 9 euros (sem contrato).

O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, considera a iniciativa ‘uma revolução’ urbana destinada a ‘melhorar a qualidade de vida’ dos parisienses, mediante um novo sistema de transporte público.

A médio prazo, os responsáveis pelo projeto acreditam que o sistema retirará 22.500 carros das ruas, o que trará benefícios ecológicos.

O empresário que ganhou a concessão para explorar o serviço acredita que dentro de sete anos, 80 mil pessoas utilizarão os veículos elétricos, e a partir deste momento ele será rentável.

No momento, estão funcionando 75 estações, que contam com 250 carros. Espera-se que daqui a dois anos esse número cresça para 3.000. O lançamento da iniciativa ocorreu após dois meses de testes.

O ‘Autolib‘ é composto por um automóvel de design italiano, que possui um sistema de navegação via satélite e câmbio automático. O veículo, batizado de ‘Bluecar’, mede 3,65 metros de comprimento e chega até 130 km/h. Cada carga permite a realização de um percurso de 250 quilômetros.

 

Quer viajar para a França e ainda não fala francês? Comece seu curso de francês online agora mesmo!