A França na Netflix: conhecendo Paris sem sair de casa!

A- A+

Viajar é ótimo, mas às vezes tudo que a gente precisa é passar um tempo no sofá, embaixo das cobertas, com a pipoca no colo e um bom filme na TV! E se desse pra conciliar os dois? Pensando nisso, reunimos para vocês 5 filmes franceses ambientados em Paris, disponíveis na Netflix!

Afinal, quem disse que precisa pegar avião pra conhecer a cidade das luzes? Anote essas dicas e aproveite o próximo domingo chuvoso para tirar o atraso na Netflix!

 

1. Eu não sou um homem fácil

Lançada em 2018, a comédia francesa da Netflix traz críticas contundentes ao machismo e aos modelos de masculinidade construídos na França. Ele conta a história de Damien, o estereótipo do francês machista. Ao bater a cabeça num poste, ele acorda num mundo invertido em que os homens assumem o papel e as características historicamente atribuídos às mulheres, e vice-versa. O filme se passa inteirinho em Paris, entre ruas, praças e escritórios, e o famoso cemitério Père-Lachaise (“Pai Lachaise”) aparece de forma cômica no “mundo invertido” de Damien: ele vira “Mère-Lachaise” (Mãe-Lachaise).

 

2. Perdidos em Paris

Se Paris sem turistas parece uma contradição em termos, essa comédia mostra como seria esse cenário. Ao descobrir que são os únicos homens na cidade, o policial Gervais segue com sua busca milenar por Curtis, ladrão que o engana já há muito tempo.

 

3. Divinas

Esse filme é pra quem acha que em Paris não tem pobreza. Está disponível na Netflix a obra franco-marroquina vencedora do Câmera de Ouro em Cannes e de três prêmios Cesar, que se ambienta em uma cité (espécie de favela) parisiense. Por meio da história de Dounia, “Divinas” mistura temáticas como: pobreza, tráfico de drogas e religião, em uma obra importantíssima por ser muito representativa em relação a realidade de grande parte da população parisiense.

 

 4. Gostos e Cores

O longa-metragem francês se propõe a discutir tabus e preconceitos de forma leve e cômica. Ele conta a história de Simone, que depois de três anos de relacionamento com uma mulher, decide “sair do armário” para sua família judia e conservadora. Entretanto, ela é pega de surpresa por uma paixão inesperada: por um homem. Com sua identidade e orientação sexual nebulosas, a protagonista se vê num cenário complicado.

 

5. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Evidentemente, o clássico dos clássicos parisienses não poderia ficar de fora da nossa lista! Impecável em termos de roteiro, fotografia, personagens, trilha sonora e direção de arte, o filme conta a história de Amélie Poulain. Ela é uma garota muito simples, ainda que observadora e curiosa, que se muda para o bairro de Montmartre, em Paris, para trabalhar em uma cafeteria (que existe realmente, e até hoje!). O filme enaltece a cidade parisiense através da sua fotografia muito bem trabalhada, exibindo os mais belos parques, estações de metrô e as ruas de Montmartre. Imperdível!

 

Conheça mais sobre a cultura francesa!

Para aprender cada vez mais sobre a cultura francesa, dê uma olhada nesses livros para aprender francês!

O CFOL – Curso de Francês Online tem um módulo específico para o cinema e a gastronomia franceses! Formidable, non?! Se você tiver interesse em conhecer mais, experimente grátis uma semana de curso de francês para se familiarizar com a nossa plataforma!

Experimente Grátis Francês Online

Comentários