A Catedral de Notre Dame recebe 13 milhões de visitas ao ano!

A- A+

Uma boa opção de passeio é conhecer alguns monumentos históricos concentrados na Île de la Cité. O principal deles é a catedral de Notre Dame, construída no século XII no coração de Paris. A catedral é o monumento religioso mais conhecido pelo turista, por sua arquitetura, história e religiosidade, recebendo pelo menos 13 milhões de fiéis e visitantes durante o ano!

A bela fachada da catedral, carregada de elementos religiosos e símbolos, mostra a força da fé cristã e a dedicação empregada nos detalhes minuciosos. Há três grandes portas magnificamente decoradas com imagens que contam histórias para serem interpretadas até pelos não-cristãos.

As estátuas sobre os portões lembram passagens da bíblia e os cristãos. No alto, 28 figuras representam os reis de Judá e de Israel, ancestrais de Cristo. No interior, por uns instantes a penumbra cega a vista, mas depois se deslumbra com os vitrais, que representam uma das mais significativas obras-primas do catolicismo.

 

Visitas

Algumas vezes acontecem programações musicais como concertos de órgão e canto gregoriano. A igreja oferece também visitas gratuitas guiadas em vários idiomas com temas sobre história da catedral, arquitetura, escultura, pintura, vitrais, mobiliários, ourivesaria e decorações neogóticas. Por 5 euros ela disponibiliza audioguia, caso não tenha disponibilidade de acompanhar grupos nos horários determinados. O audioguia tem a duração de 35 minutos e o valor inclui também a entrada ao Tesouro da catedral.

O Tesouro guarda, nas salas da sacristia, relíquias da igreja, objetos litúrgicos e sobretudo peças da ourivesaria, decorações neogóticas  e mobiliários. A entrada custa 3 euros. Estudantes com menos de 26 anos e desempregados têm a tarifa reduzida e crianças de 6 a 12 anos pagam 1 euro.

O Centro de Monumentos Nacionais, por sua vez, organiza passeios pagos em torno da fachada ocidental da igreja.  É preciso “escalar” 387 degraus para poder chegar ao topo, mas vale a pena estar mais próximo das figuras quiméricas e ver a paisagem. A entrada fica pelo lado esquerdo da catedral, do lado de fora.

Sueli Gutierrez

 

Se você é fã dos monumentos franceses e gostaria de conhecer a cultura francesa a fundo, confira nossa lista de conteúdo gratuito para você começar a estudar francês! São diversas videoaulas, dicas de pronúncia, curiosidades sobre a cultura francesa e muito mais. Para acessar o conteúdo é simples: basta se cadastrar e começar a estudar!