5 museus franceses para visitar de casa

A- A+

Se você também está aí de bobeira nesta quarentena, buscando algo de diferente para se distrair, que tal conhecer os acervos dos principais museus de Paris sem sair de casa, hein?

 

Reunimos para você nesta lista cinco museus imperdíveis com atrações para toda a família! Isso mesmo, até programações para os pequenos foram disponibilizadas online. Você não vai ficar de fora dessa, né? Confira!

 

Musée du Louvre

 

No site do museu do Louvre, é possível fazer diferentes visitas virtuais na Petite Galerie, passar pelo acervo das antiguidades egípcias do primeiro andar, conferir ainda o Louvre medieval e a Galeria de Apolo.

 

Além disso, clicando em “Notices de salles”, você confere as principais salas com descritivos das obras mais notáveis de cada ambiente.

 

Para quem já conhece o Louvre, essa é uma excelente maneira de matar as saudades do museu, e para aqueles que sonham em visitá-lo, este é o momento de selecionar suas obras favoritas para, quando você finalmente puder vê-las pessoalmente, não precisar perder tempo tentando encontrá-las no mapa em meio àquela infinidade de galerias.

 

Centre Pompidou

 

O site do Centre Pompidou é uma verdadeira plataforma de conteúdos riquíssimos para passar a quarentena: além de poder acompanhar visitas virtuais guiadas de exposições como a de Francis Bacon, Dora Mar, Vasarely e Christian Boltanski, o museu oferece ainda podcasts, cursos online gratuitos, jogos, filmes. Enfim, é um prato cheio para quem fala ou estuda francês!

 

Musée D’Orsay´et Musée de l’Orangerie 

 

Dois em um! O Museu D’Orsay junto ao Museu de L’Orangerie propõem visitas virtuais para as crianças no chamado Les Petits M’O (mas que, a bem da verdade, servem igualmente aos adultos, sobretudo àqueles que ainda não dominam completamente a língua francesa). 

 

Neste site, somos levados a conhecer 25 artistas, dentre eles Monet, Cézanne, Renoir, Matisse, Picasso e Toulouse-Lautrec; e 107 obras que abrangem os domínios da pintura, da escultura, das artes gráficas e decorativas; somos introduzidos igualmente a 8 percursos temáticos diferentes, incluindo o Nymphéas, que apresenta as tão famosas telas de Monet expostas no Musée de l’Orangerie. Por fim, há ainda uma linha do tempo interativa em que, conforme você arrasta o mouse, é possível visualizar todas as obras do site em ordem cronológica.

 

L’Atelier des Lumières

 

No site do Atelier des Lumières Paris, endereço conhecido pelas projeções dos quadros de artistas que amamos, você tem acesso a teasers de várias exposições que rolaram por lá bem como às galerias de foto. Além disso, com o “1 jour 1 oeuvre”, somos levados a conhecer, a cada dia,  uma obra de arte diferente cujo texto de apresentação, apesar de breve, é sempre riquíssimo e nos ajuda a entendê-las melhor.

 

Cité des Sciences et Palais de la Découverte 

 

Essa dica é especialmente útil para quem está confinado em casa com crianças! A Cité des Sciences e o Palais de la Découverte estão, neste momento de pandemia, com um programa chamado #LaScienceEstLà dedicado a levar a Ciência ao encontro de todos, mas especialmente dos pequenos.

 

Semanalmente, são lançados vídeos curtos sobre descobertas científicas que crianças a partir de nove anos podem fazer em casa, e há também um programa de atividades diárias para se divertir em família durante a quarentena, envolvendo sempre, é claro, temas científicos, como por exemplo como fazer um bolo e aprender, assim, o papel da leveduras, ou ainda entender sobre o princípio de Archimedes durante o banho, observando se um objeto flutua ou afunda, e muito mais. Você estuda francês e ainda entretém os pequenos!

Comentários