3 curiosidades gastronômicas em Bordeaux

A- A+

Na nossa viagem virtual, através das 13 regiões da França, já passamos por Lyon e Saint Étienne e também por Paris. Essa semana estamos viajando pela região de Nouvelle-Aquitaine, assim sendo vamos visitar a cidade de Bordeaux. A cidade é conhecida principalmente por seus vinhos e também por suas várias delícias gastronômicas. Allez, On va manger !

1 Vinhos

Nós não poderíamos começar a falar de Bordeaux sem falar de vinho. A cidade é a mais famosa região vinícola do mundo. Todo mundo que gosta minimamente de vinho já ouviu falar dos famosos vinhos bordeaux.

A região de Bordeaux tem sub regiões de produção de vinho: Médoc, Graves, Entre Deux Mers, Blayais, entre outras.

A região de Médoc está localizada na parte norte de Bordeaux e é a que produz os vinhos mais prestigiados, sendo o cultivo majoritário o de Cabernet Sauvignon e Merlot.

Graves, localizada ao sul de Médoc, é uma região que se destaca na produção de vinhos brancos e doces, como o vinho Sauternes. Em relação aos vinhos tintos, a região produz: Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot.

Entre Deux Mers, região que se destacava na produção de vinhos brancos e que, hoje, também produz bons vinhos tintos, em especial os vinhos com denominação AOCs Bordeaux e AOC Bordeaux Supérieur.

Blayais produz vinhos com maior custo benefício: vinhos de ótima qualidade com preços acessíveis.

Via Wikipédia

2 Canelés

Não satisfeita em ter um dos melhores vinhos da França, Bordeaux também tem um bolinho que é uma delícia! Esses bolinhos levam o nome de Canelés.

As Canelés são bolos fofinhos perfumados no rum e na baunilha e recobertos de uma crosta de caramelo.

Foram inventadas no século XVIII pelos religiosos do convento dos Annonciades, em Gironda. Na época, a massa era enrolada em açúcar mascavo e em seguida frita na gordura animal. Em 1790, os religiosos foram expulsos do convento, fazendo com que a receita ficasse perdida e só fosse retomada 40 anos depois com o nome de Millasson. Uma modificação foi feita na época: os bolinhos não eram mais fritos, eles eram cozinhados em uma tábua de bronze.  A receita foi melhorada ao longo do tempo e hoje é oficial da cidade de Bordeaux.

Se você for visitar Bordeaux, um dos melhores lugares para comer canelé ,segundo os habitantes, é La Toque Cuivrée. O local tem um custo benefício que chama a atenção de todos.

41, Place Gambetta – Bordeaux

3 Ostras e um pouco de vinho

Reza a lenda que comer ostras em Bordeaux é obrigatório! Na cidade, você tem a oportunidade de comer ostras frescas na beira do mar acompanhadas de um bom vinho branco da região de Entre-deux-Mers. Uma dica é aproveitar as feiras de domingo de manhã – como a feira do quai des Chartrons  – para degustar dessa maravilha.

 

Conta pra gente o que você achou das curiosidades? Te deu vontade de visitar Bordeaux?

Comentários