Passeios ao redor de Paris

A- A+

Ideias para o fim de semana a menos de duas horas da capital!

Fontainebleau, Vaux-le-Vicomte, Bois de Vincennes…aqui estão algumas ideias de passeios para se fazer sozinho ou com a família na Île-de-France, nas férias ou no final de semana.

Quer você seja apaixonado por arte e história quer você prefira a solidão e a natureza, os arredores de Paris oferecem uma riqueza e uma diversidade incríveis, para o prazer e gosto de todos.

 

Nos passos dos pintores franceses

O rio Sena inspirou, desde sempre, numerosos pintores e, em particular, os impressionistas, que se sentaram ao longo do rio, durante horas, para tentar captar a beleza e a luz das paisagens.

Comece por fazer uma parada em Giverny e descubra o jardim da casa de Monet. Compreende-se então toda a felicidade que o pintor sentiu contemplando as cores e respirando os odores de quando ele pintou as Ninféias. Um pouco mais adiante, faça uma parada em La Roche Guyon, um lindo vilarejo, e descubra suas torres e seus abrigos em cavernas. Uma verdadeira joia!

Continue em direção à imperdível Auvers-sur-Oise, que foi um dos lugares de inspiração de Van Gogh, com a sua igreja ou também seus campos de trigo a perder de vista. Hoje em dia, pode-se ainda visitar o quarto do pintor, a casa do doutor Gachet, o túmulo do artista e o do irmão dele, Théo. O castelo propõe também projeções sobre os impressionistas.

Para terminar, não se esqueça de visitar Barbizon, o famoso vilarejo francês que acolheu, na sua escola, numerosos pintores, todos inspirados pela natureza. Hoje em dia, acham-se numerosas galerias de arte francesas, artesões de todas as áreas e o museu do albergue Ganne onde se reuniam para conversar os artistas da época.

 

Em meio à natureza

A alguns quilômetros de lá, deixe-se encantar pela prestigiosa e imensa floresta de Fontainebleau. Com 17.000 hectares, ela comporta uma diversidade de espécies incríveis. Ela é também um lugar privilegiado por amantes de bicicletas, de escalada, e também pelos fãs de caminhadas. Não dá para perder!

Para os passeios do domingo em família, por que não fazer uma parada no bosque de Vincennes? Estacione perto da “esplanada” do castelo e você já chegou. Você pode praticar as trilhas a pé, inclusive com os carrinhos de bebê. Desde a primavera, entre no parque florestal e encante-se com a paisagem suntuosa com milhares de flores. Ao fundo do parque, áreas de diversão foram criadas para as crianças.

Do outro lado de Paris, em Boulogne, o Jardim da aclimação abre suas portas para a felicidade das nossas queridas crianças. Numerosos ateliês e atividades são oferecidos como jardinagem, culinária ou caligrafia. Passeando, entre num barco e deixe-se levar ao longo rio encantado, no meio de uma natureza generosa e de pequenos e espertos animais. Seus filhos estarão inteiramente satisfeitos neste parque mágico!

 

A grandeza dos castelos franceses

Para continuar o encantamento, na estrada que leva a Compiègne, localiza-se o castelo de Pierrefonds. Assimila-se, como poderia o imaginar uma menina, ao castelo da Bela adormecida que espera pacientemente que seu príncipe chegue para acordá-la: misterioso, escuro, com muros grossos… Venha se influenciar por esta atmosfera mágica e surrealista, você não vai se arrepender.

Um pouco além, entre Vincennes e Fontainebleau, se ergue o famoso castelo de Vaux-le-Vicomte. Durante muito tempo invejado por Louis XIV, foi o lugar das maiores festas do século 17, graças ao seu mecenas, Fouquet, e grandes artistas como La Fontaine ou Molière que fizeram algumas apresentações. Hoje em dia, venha admirar seus jardins à moda francesa, seu museu ou o quarto do rei. Noites suntuosas à luz de velas são organizadas no verão. Encantador!

Para mais informações sobre os passeios e outras excursões perto de Paris, você pode procurar o livro “Um tour à la campagne”, de Antoine Debièvre, publicado nas edições Parigramme. Você achará um guia completo e muito útil para os seus futuros passeios no Grand Paris.

 

Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Gostaria de estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Nós te ajudamos a realizar seu projeto! Conheça nosso blog sobre universidades francesas!

Também organizamos com frequência eventos culturais sobre a FrançaConfira no site do IFESP e faça sua inscrição!