Os filmes franceses mais conhecidos no Brasil

A- A+

O filme francês mais conhecido no Brasil é com certeza O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amelie Poulain, Jean-Pierre Jeunait, 2001). Verdadeira referência mundial do cinema francês, Amelie Poulain reflete claramente a imagem que muitos brasileiros têm da cidade de Paris.

Nos filmes recentes que fizeram grande sucesso no Brasil temos Azul é a cor mais quente (La vie d’Adèle, Abdellatif Kechiche, 2013), que ganhou a Palme d’Or do Festival de Cannes, ou ainda a comédia Os intocáveis (Intouchables, Olivier Nakache e Éric Toledano, 2011). O surpreendente filme O Artista (The Artist, Michel Hazanavicius, 2011) fez grande sucesso nos Estados Unidos, mas também ficou muito conhecido no Brasil.

Logo temos os clássicos dos filmes franceses. O Ódio (La Haine, Mathieu Kassovitz, 1995) é um filme em preto e branco que relata a vida de três jovens da periferia parisiense. Tratando-se de cinema francês, não se pode deixar de fora Jean-Luc Godard. Seu filme mais conhecido aqui no Brasil é Acossado (A bout de Souffle, 1960). Outro clássico famoso é Uma Mulher para Dois (Jules et Jim, François Truffaut, 1962).

Ainda temos várias comédias, que não são considerados grandes clássicos franceses mas passaram nos cinemas brasileiros e tiveram sucesso. Por exemplo: O Albergue Espanhol (L’auberge Espagnole, Cédric Klapisch, 2002), ou Qual é o nome do bebê? (Le prénom, Alexandre de la Patellière e Matthieu Laporte, 2012) ou Pedalando com Molière (Alceste à Bicyclette, Philippe Le Guay, 2013).

Na categoria Ilustração, dois filmes se destacaram nas telas: As Bicicletas de Belleville (Les triplettes de Belleville, Sylvain Chomet, 2003) e O Ilusionista (L’illusionniste, Sylvain Chomet, 2010).

 

 

Quer saber mais sobre a cultura e língua francesa? Conheça uma pequena França em São Paulo!

Comentários