Como inspirar-se no apartamento parisiense para sua casa em São Paulo?

A- A+

O apartamento tipicamente parisiense é o chamado appartement haussmanien. Se refere a o estilo de apartamentos que se tem nos edifícios parisienses que foram em grande parte construídos no século 19. Esses apartamentos hoje são muito procurados e comprados pelos executivos, artistas e celebridades da capital francesa, para ser decorados numa mistura de estilos clássico e contemporâneo.

FR_Bar_Haussman

O Restaurante e Bar parisiense o Triadou Haussman

 

Paris no século: o contexto histórico do apartamento haussmanien

FR_Vieux_Paris

Paris, Place de la République, no século 19

Por volta dos anos 1850, a vida em Paris era difícil. As ruas eram estreitas e sinuosas, o número de habitantes na capital foi multiplicado por quatro entre 1800 e 1870, a necessidade em água andava crescendo. Era importante agir rapidamente para lutar contra a insalubridade e as epidemias.

FR_Baron_Haussmann

Caricatura do Barão Haussman como “Artista das Demolições”

O imperador Napoleão III procurou um homem capaz de conduzir um vasto plano de obras e escolheu o barão Georges Eugène Haussman então prefeito de Paris. Ele conduziu as obras de modernização urbana da capital de maneira muito eficiente. O plano de reformas permitiu que as obras abrangessem tanto o centro de Paris como o exterior, e teve como alvo a renovação das ruas, das avenidas, das fachadas, dos parques, do mobiliário urbano e os monumentos públicos. As reformas conduzidas pelo barão Haussman deram nascença ao chamado estilo haussmanien, adjetivo derivado do nome do prefeito.

Os primeiros prédios haussmanien foram construídos em Paris a partir de 1853 e a construção de edifícios desse estilo continuou até os anos 1920, muito tempo então depois da morte do barão Haussmann. Atualmente se diz que 60% dos edifícios e apartamentos da capital francesa são de estilo haussmanien.

As caraterísticas do apartamento haussmanien são a priori bem diferentes dos apartamentos encontrados nos edifícios de São Paulo. O apartamento haussmanien, ou seja o apartamento tipicamente parisiense, se encontra em edifícios de em média seis andares, tem uma grande altura do teto e a presença de varandas, consiste em várias divisões organizadas ao redor de um único corredor. O estilo de decoração desses apartamentos era então típico do século 19 na França: um estilo requintado, com mobiliário luxuoso e confortável ao mesmo tempo (por que se recebia muitas visitas em casa), grandes mesas, cor branca nas paredes e assoalho de madeira.

 

Como inspirar-se no estilo haussmanien para seu apartamento em São Paulo?

FR_interieur_haussmanien

Interior de um apartamento haussmanien

Atualmente em Paris o apartamento haussmanien é muito procurado porque é famoso pela qualidade da sua construção, a altura do teto, os cômodos amplos e presença de molduras. Os atuais donos são muitas vezes pessoas apaixonadas pela arte contemporânea e pelo design. Eles adoram integrar ao estilo haussmanien mobiliário e peças de arte moderna, como cadeiras de metal, ilustrações contemporâneas nas paredes e candeeiro de design. Nas cores do apartamento, as pessoas gostam de ousar, usando cores diferentes para se afastar do clássico branco. Por exemplo, é comum pintar uma porta, ou uma parede só de uma cor escura tipo roxa, bordô, ou até preto. Essa alternância entre a luminosidade do branco e notas de cores escuras põe em evidência as peças contemporâneas ao lado de decorações mais clássicas.

Mais algumas dicas para um interior parisiense chique e moderno

Lembre-se sempre que o interior parisiense reflete o amor dos donos da casa pela arte contemporânea. A arte ocupa um lugar privilegiado no coração dos parisienses. Imagens de grandes fotógrafos, peças de designers cultos ou mais modernos e detalhes insólitos fazem o charme das casas dos parisienses e podem ser recriados em São Paulo. Agora, é só se inspirar!

Por Amandine para O Melhor de Paris

 

Comentários